O Lúdico no Contexto Escolar da Educação Infantil

O brincar na Educação Infantil vai muito além de diversão. Com o intuito pedagógico, o professor, em sala de aula, consegue conectar a brincadeira com o aprendizado em si.

O lúdico é visto como uma necessidade do ser humano, pois facilita a aprendizagem da criança. Faz parte de todo o desenvolvimento pessoal, social e cultural dos indivíduos!

O lúdico também colabora na observação do comportamento dos alunos frente à novos desafios no ambiente escolar. É por meio da ludicidade, que a criança consegue associar o que aprende de uma maneira diferente e desafiadora.

Bem capacitado, o professor de educação infantil entende melhor os interesses e as necessidades das crianças em sala de aula!

É importante que o professor busque conhecer a história de cada criança, sua família e faixa etária, para então, saber como adaptar o plano pedagógico que irá aplicar na escola.

Cuidar e Educar tem um elo de consciência sobre o desenvolvimento das crianças, pois a construção dos saberes, ocorre de maneira conjunta.

Através da interação social, a criança constrói-se como ser humano! O ambiente escolar proporciona a curiosidade da criança por novas descobertas!

Além de toda a parte pedagógica, no ambiente escolar, a equipe responsável pela higienização da escola e a alimentação das crianças, assim como a coordenadora, exercem um papel importante no desenvolvimento integral do aprendizado.

O cuidar na Educação Infantil contempla conhecimentos variados, formando uma equipe integrada para o processo de ensino-aprendizagem!

Com o KIT SÓ ESCOLA a criança aprende de verdade! São centenas de Atividades para auxiliar ou reforçar no processo de leitura e escrita.

O Educar diz respeito aos cuidados e às brincadeiras desenvolvidas na aprendizagem das crianças, permeando, assim, a relação interpessoal (convivência com os outros).

A ludicidade no campo pedagógico, está permeada por jogos e brincadeiras, mas visando sempre o aprendizado. Um exemplo da inserção do lúdico na educação infantil, é o fato de o professor trabalhar com atividades de pintura, pular corda, amarelinha, jogar bola, assim como, atividades de colorir, jogos digitais. Isto traz benefícios para a criança.

A educação acontece não apenas na escola em si, mas também, nas famílias e grupos sociais pelos quais a criança possui convivência.

É necessário uma atenção redobrada para a forma pela qual as crianças recebem estes cuidados.

A criança é um ser sujeito a novos aprendizados a cada momento. Ela aprende habilidades psicomotoras, socioafetivas e cognitivas!

Precisa-se de muito esforço e dedicação para que o ato de cuidar e educar seja realizado de maneira adequada. Educar e cuidar é, sobretudo, um ato de amor.