A Importância do Aprendizado Lúdico

A Importância do Aprendizado Lúdico: Lúdico nada mais é do que a forma de desenvolver a criatividade e os conhecimentos, potencializados pelos jogos, músicas, danças e brincadeiras.

O intuito é educar se divertindo e interagindo com os outros. O lúdico está em suas diversas modalidades, como brinquedos, brincadeiras, jogos, acompanhando nossa trajetória de vida, do nascimento à terceira idade, contribuindo para a nossa saúde física e mental de forma integrada.

Esse tipo de atividade traz benefícios, conhecimento e diversão para todas as faixas etárias, além de otimizar o aperfeiçoamento de nossas qualidades e a superação de nossas dificuldades.

O aprendizado lúdico tem o objetivo de produzir conhecimento com prazer e diversão. Quem pratica esta atividade percebe que ela vem acompanhada de inúmeras brincadeiras para enriquecer nossa carga intelectual de forma prazerosa na educação.

Nos jogos e brincadeiras, as crianças desenvolvem a coordenação, a atenção, a imitação, o sentido das regras, a imaginação e a memória.

Quem brinca sabe que a alegria se encontra precisamente no desafio e na dificuldade. Letras, palavras, números, formas, bichos, plantas, objetos, comidas, músicas, todos são desafios que fazem as crianças refletirem sob diversos aspectos de aprendizagem.

A maior evidência que temos sobre a dificuldade de levar o lúdico para a sala de aula está relacionada ao fato de que, durante muito tempo, coube aos alunos a tarefa de ficarem sentados em suas carteiras, obedientes, silenciosos e passivos, pois essa era tida como a receita para uma aprendizagem eficaz.

Reconhecer o lúdico é reconhecer a linguagem dos nossos tempos, é abrir portas e janelas para novas formas de aprendizagem e descobertas de conhecimento.

Fonte: Visto primeiro aqui!