O Processo de Aprendizagem Experiencial

O Processo de Aprendizagem Experiencial – A maneira com que a criança brinca reflete em seu modo de agir. O lúdico na aprendizagem é capaz de desenvolver habilidades importantes, como atenção, imitação, memória e até imaginação.

O cérebro humano se desenvolve por estímulos recebidos nos primeiros sete anos de vida. Por isso, é necessário incentivar todos os aspectos: cognitivo, motor e afetivo.

A grande exposição tecnológica atual, estimula de maneira extremamente potente a área cognitiva, mas a criança não desenvolve a parte motora e afetiva. Por esse motivo, é indispensável que haja diversidade nas experiências proporcionadas.

O desenvolvimento dos pequenos deve acontecer em equilíbrio, levando em consideração o indivíduo como um todo.

Quando esta evolução acontece apenas em uma área, as demais ficarão deficitárias, causando a falta de equilíbrio que é totalmente prejudicial.

Através de brincadeiras, a criança tem apoio para superar dificuldades de aprendizado. Dessa forma, aprender brincando melhora não só o rendimento escolar, mas o ganho no conhecimento, na comunicação e também no modo psicoemocional.

Visto primeiro neste LINK.