Respeite o ritmo de aprendizado de seus filhos

Muitos pais esquecem a importância de respeitar os ritmos de aprendizado de seus filhos todos os dias. Vivemos em um mundo cheio de pressa, onde você sempre corre por toda parte. Velocidade e imediatismo parecem ser a norma em nossa sociedade e, nesse sentido, também parece que as crianças precisam ser mais rápidas em tudo. Mas não precisa ser assim, longe disso.

Ritmos diferentes

Cada pessoa tem um ritmo diferente e os filhos são iguais! Há crianças que começam a conversar antes dos outros, crianças pequenas que deixam a fralda muito cedo, outras crianças que andam antes ou começam a ler depois … e nada é incomum, você só precisa respeitar o ritmo de cada uma. O aprendizado pode ser mais rápido ou mais lento, mas o que importa é que as crianças progridam em seu desenvolvimento.

Há crianças mais comovidas que outras. Crianças que brincam mais sozinhas e outras que só querem brincar acompanhadas. Para algumas crianças, estudar é fácil, para outras, um pesadelo, porque elas preferem gastar seu tempo fazendo atividades mais interessantes para elas. Cada um vive as coisas à sua maneira e deve ser respeitado e, acima de tudo, ajudar em caso de dificuldades de algum tipo.

Sem comparar

É aconselhável que os pais, quando falam sobre seus filhos, não os comparem. Eles conversam sobre seus filhos e pensam se os filhos de outras pessoas alcançaram marcos de desenvolvimento antes dos seus, se obtêm notas melhores ou piores ou se seu comportamento é correto ou não. Quando isso acontece, a maioria dos pais sente que precisa fazer mais pelos filhos, que não está fazendo o suficiente ou pior, que está, de alguma forma, fracassando com os filhos.

Nesse sentido, os pais acreditam que o certo é encher as crianças de atividades como trabalhos escolares, aulas de reforço, brincadeiras … Existem tantos aspectos importantes na vida das crianças que chega uma hora em que eles não sabem para onde estão indo. Melhor andar para que tudo corra bem.

Coloque o freio

Mas não é necessário tanto, o melhor reforço e a melhor estimulação que os filhos podem ter, é sempre com os pais. Os pais precisam lembrar que o aprendizado e o desenvolvimento são um processo, não uma meta. Você já ouviu falar que o aprendizado nunca para? Exato! A vida é um aprendizado contínuo, mas quando seus filhos são jovens … você é o melhor guia deles!

Há muito a aprender além de entender matemática ou linguagem (o que também é muito importante). Mas, para avançar nos marcos do desenvolvimento ou no aprendizado acadêmico, as crianças devem primeiro ser FELIZES. Eles devem ter suas emoções bem cuidadas para poder avançar com confiança. Aprender a controlar a frustração, entender a si e aos outros, tornar-se emocionalmente mais forte está se tornando mais inteligente em todos os aspectos.

Veja ainda: A importância do movimento no desenvolvimento infantil.

Sem competências

Vivemos em uma sociedade que parece que a vida é uma competição e tanto. Mas é uma questão de pais começarem a educar nossos filhos sem pensar constantemente em competição. Em vez disso, é melhor acompanhar-se, ajudar-se, confiar um no outro … ser grato pela vida e pelo que está sendo alcançado. Eles parecem pensamentos incríveis, mas certamente podem ser ótimas atitudes para viver em uma sociedade onde as pessoas realmente se apoiam, independentemente da idade ou cultura.

Em vez de correr, ter essa sensação de impulso … vamos confiar em nós mesmos! Não compare seus filhos com os de outras pessoas. Não sinta que está atrasado ou tem um problema, porque se ele não é diagnosticado com nada e tudo está indo bem, ele apenas tem seu próprio ritmo! Seu filho tem forças e deve aprender que ele é valioso como ele é. Nem mais nem menos.

Entenda o mundo do seu filho

Comece a entender o mundo de seu filho e lembre-se de que, durante o desenvolvimento, ele terá ritmos, tempos e processos próprios. Aceite e compreenda com empatia seu filho, e tudo ficará bem. As pessoas precisam ser emocionalmente nutridas, cuidadas, independentemente das condições. Precisamos que o amor evolua e, a partir disso, seu filho nunca poderá perder.

Não deixe de ver: A pintura como instrumento de comunicação para crianças.

Olhe nos olhos de seu filho para entendê-lo, seja consistente em sua educação, seja o melhor exemplo dele, mostre suas emoções … E, acima de tudo, faça seu filho ver que você acredita nele todos os dias. Isso é único e especial. Confie em si e no seu filho, não tenha pressa de crescer, respeite o ritmo deles. O tempo e o seu apoio serão as duas bases mais importantes para o seu filho evoluir corretamente.