A importância do movimento no desenvolvimento infantil

Mover-se é essencial para viver. Os movimentos corporais permitem que a criança se relacione com seu ambiente e, ao mesmo tempo, desenvolvam seu corpo, mente e espírito.

Podemos ver como a criança evolui através de suas brincadeiras e como suas habilidades psicomotoras se desenvolvem através do movimento até atingir sua capacidade máxima.

Os estágios do desenvolvimento psicomotor da criança

Veja também: As melhores técnicas de estudo para crianças.

Descoberta e conquista do mundo

Durante os dois primeiros anos, a criança “pensa em fazer”. Ele é um ser atuante. O que você percebe de si e dos outros são suas ações e resultados. Através de seus movimentos, a criança explora e entende o meio ambiente.

Ainda faltam alguns anos para você desenvolver a capacidade linguística que lhe permite planejar, organizar e analisar sua ação.

Não se trata de saturá-los, mas de permitir-lhes liberdade de movimento suficiente para que eles adquiram força e controle nos músculos, para que possam explorar, engatinhar, dar os primeiros passos, correr, pular, modelar, desenhar, construir e dominar o movimento.

Psicomotricidade

As habilidades psicomotoras são uma disciplina que, com base na evolução e movimento corporais da criança, visa promover o desenvolvimento de todas as suas potencialidades (sensório-motoras, afetivas, cognitivas e relacionais).

Se é com o corpo que a criança descobre o meio ambiente, se relaciona, aprende e se integra socialmente, é necessário fornecer-lhe recursos e estratégias que favoreçam seu desenvolvimento. O movimento influencia diretamente sua organização psicológica e, portanto, através da estimulação psicomotora, dirigida ou experiente, seu desenvolvimento global ideal deve ser promovido.

Desenvolvimento normal ??

Muitos pais usam gráficos de desenvolvimento para ver se o filho evolui de acordo com a idade. Essas tabelas, organizadas por idade, servem como ponto de referência, mas é preciso ter cuidado ao interpretá-las.

Às vezes, as crianças se desviam da norma e isso não significa necessariamente que elas tenham distúrbios no desenvolvimento. Cada criança tem seu próprio ritmo. Antes de se alarmar, vamos consultar um especialista.

Interpretar os sinais

Podemos ver a evolução psicomotora e intelectual da criança, principalmente através de suas brincadeiras . Como você consolida suas habilidades físicas, desde o primeiro jogo sensório-motor caracterizado por chupar, bater, empilhar, jogar e até os jogos de regras em que eles devem executar determinadas ações e evitar outras.

Ou como os desafios de coordenação que anteriormente o escapavam, como pular ou pular corda, agora estão acessíveis a ele. Naturalmente, você ainda tem um longo caminho a percorrer, mas, se continuar praticando, irá longe.