A pintura como instrumento de comunicação para crianças

Com a pintura, o ato de se comunicar com os outros e a comunicação consigo mesmo é aprimorada. Nesse sentido, é aconselhável modelar com argila ou tinta para os dedos, para que haja uma sensação física associada à elaboração de seus trabalhos. Pouco a pouco, eles aumentarão sua confiança e, quando tiverem diante de si uma folha de certas dimensões, se ajustarão a eles, em uma disciplina saudável e crescente, e desfrutarão da escolha de materiais e cores.

Para os mais pequenos, pode ser mais fácil expressar um sentimento, uma emoção ou uma ideia com uma pintura do que com as próprias palavras. As crianças usam a pintura como um instrumento de comunicação, juntamente com um sentimento de auto-identificação que as ajuda a construir uma imagem de si mesmas e uma identidade pessoal. Com a pintura, os sinais da linguagem não se condicionam e eles se sentem livres para expressar suas emoções sem barreiras que limitam e reduzem as possibilidades de transmitir o que realmente sentem. 

Algumas recomendações sobre pintura infantil

  • Vamos permitir que você explore sozinho, não limitaremos sua criatividade. Podemos colocar uma série de materiais em um canto da casa: papelão, papéis variados, ceras, marcadores … No início, não ofereceremos muitos, apresentaremos pouco a pouco à medida que a técnica se tornar mais eficiente. À medida que envelhecem, podemos incluir tecidos ou telas.
  • Basearemos seu aprendizado em livros especialmente preparados para pintar, que incluem todas as técnicas, levá-los a visitar exposições de diferentes pintores e museus; estes últimos oferecem oficinas e visitas guiadas para crianças e famílias. 
  • Passaremos algum tempo pintando com ele , principalmente tentando pintar com os dedos, pois é uma técnica que requer alguma supervisão para que toda a casa não fique manchada.
  • Quando estiver pronto, podemos criar um belo projeto com base em seus interesses , e também promoveremos sua capacidade de pesquisa.
  • Quanto menor a criança, mais facilmente ela entrará na arte da pintura, pois ela se tornará um hábito para ela.

Veja ainda: 20 Razões pelas quais a arte é boa para as crianças.