As diferenças nos saberes docentes

As diferenças nos saberes docentes: Educar e o Cuidar. O Específico da Educação Infantil.

A Educação Infantil, corresponde à primeira etapa da Educação Básica. É o início do desenvolvimento social da criança. Ao ingressar para o ambiente escolar, desde cedo, a criança tem a oportunidade de conectar-se com as outras pessoas, sem ser seus familiares.

Na escola, além das atividades pedagógicas, a criança aprende também sobre os valores sociais, como a divisão de brinquedos e objetos com os colegas, não ter atitudes violentas com quem convive, ser carinhoso(a) com o professor e os colegas, além de aprender a ouvir e a respeitar.

Nesta fase, dá-se início ao processo de alfabetização na Educação Infantil!

Nesta etapa escolar, a criança aprende sobre o seu próprio corpo, com o ambiente de estudo e aprendizagem, desenvolvendo também, habilidades manuais através da convivência com quem interage na escola.

A criança aprende brincando. O professor é o responsável pela confiança depositada na criança, para que o aprendizado ocorra da melhor forma possível na turma.

A brincadeira no ambiente escolar, seria a união entre o prazer que a criança tem em brincar com o desenvolvimento das capacidades cognitivas e físicas!

A Educação Infantil, além de ser pedagógica, é um ato de amor e de carinho, a afetividade deve existir sempre. Este momento é como o alicerce para toda a vida.

O dever do professor é de criar um ambiente de motivação para que essa criança se sinta confortável, estimulada a buscar novos conhecimentos, construindo sua evolução aos poucos.

Para que a educação seja de qualidade, a criança necessita despertar seu interesse para o novo, para as novas descobertas do dia a dia escolar.

O professor é um facilitador do conhecimento, ou seja, seu papel é garantir essa segurança gerada na criança, através do ensino que é transmitido em sala de aula.

Educar significa mostrar a vida para quem ainda não a viu. O professor precisa encantar, fascinar, experimentar, ousar e descobrir o novo!

Todas as atividades realizadas na educação infantil, têm o objetivo de auxiliar no desenvolvimento pleno das crianças.

A imagem do professor de educação infantil, transformou-se com o passar do tempo. Antigamente, o comum era ver o cuidado com a criança por parte do professor, baseado na alimentação e higiene que a criança recebia na escola.

Com o passar do tempo, a sociedade começou a ver que o educar também se faz presente, pois o processo de aprendizagem é algo em constante evolução!

É interessante destacar o fato de o professor de educação infantil exercer a sua formação continuada para o aprimoramento de suas habilidades na docência.

Para ensinar, é necessário ter um planejamento pedagógico adequado e bem estruturado. O conhecimento organizado por faixas etárias, auxilia o professor em sua prática docente.

Desse modo, buscando uma capacitação desde a graduação e após, o pedagogo cria um novo olhar sobre o próprio ambiente de trabalho, a Educação Infantil.

Com uma didática correta, o amor e a afetividade serão consolidados no ambiente escolar.

A partir do momento em que o professor aprender a lidar com os sentimentos dos alunos, conseguirá exercer uma Pedagogia concreta e satisfatória para todos os envolvidos neste processo!