Métodos para Memorizar O Aprendizado

A ludicidade é um dos pilares que movimenta todo o processo de aprendizagem na Educação Infantil. Os jogos estimulam bastante o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Nesta fase de alfabetização, a criança, por meio do jogo da memória, socializa experiências conforme o seu saber vai evoluindo. No jogo, a criança tem a oportunidade de comparar o que ela aprende, com o que os colegas aprenderam.

É por meio da socialização com o outro, que a criança aprende e compartilha o que já aprendeu em sala de aula!

Método Alfabético ou Soletração

Neste método, a criança aprende o nome das letras, pela ordem alfabética. Descobre palavras e textos através da soletração.

O professor utiliza de estratégias de representação social. Assim, o aluno consegue associar a palavra, ao som das letras, soletrando. Um exemplo é o professor utilizar as letras móveis (um objeto de letra A e assim por diante).

Método Fônico ou Fonético

De origem francesa. é focado no fonema e no grafema. Sendo assim, primeiramente inicia-se pelos sons mais simples até os mais complexos, assim como, parte das letras vogais para as consoantes.

Por meio da compreensão das letras vogais e consoantes, formam-se as sílabas e por fim, as palavras!

Neste método, o professor utiliza de imagens para que os alunos possam relacionar as palavras e os sons das letras. Um exemplo existente a muito tempo, é a Cartilha Nacional.

Método Silábico

A sílaba é uma unidade linguística fundamental. Inicia-se as- -sim, pelas consoantes e depois pelas vogais, de forma simples e logo em seguida, complexa.

Para este método, o professor utiliza de cartilhas com as famílias silábicas. Os desenhos e palavras-chaves ganham presença na organização pedagógica em sala de aula.

Palavração

Neste método, o professor auxilia os alunos na criação de um repertório de aprendizado. Este repertório, deve compor o ensino das palavras.

Este repertório deve ser construído de forma anterior à construção das frases e de pequenos textos!

O professor deve representar as palavras, graficamente. Assim, facilita na compreensão feita pelos alunos. Mas para isso, as palavras necessitam estar formadas em grupos.

Além disso, o professor pode ainda, propor atividades de treinamento da escrita (movimentos), assim como, exercícios de memorização das palavras também.

Sentenciação

Aqui, tudo parte das frases, ou seja, das sentenças. A criança reconhece a sentença e o sentido dela, para depois analisar as palavras e sílabas.

Partindo da técnica pedagógica argentina, de Cecilia Braslavsky, por meio da oralidade das crianças, as orações simples são destacadas, assim como, as escritas expostas na sala de aula (cartazes) para sempre serem estudadas e revisadas quando necessário.

Método Global

Um texto é a base para todo este método. O aluno, aqui, consegue entender de maneira geral tudo o que lê. Na sequência, faz uma leitura das sentenças e o reconhecimento das palavras.

A contação de histórias é um ótimo exercício pedagógico para este método em específico!


Como posso acelerar o processo de leitura e escrita do meu filho ou aluno?

Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.

KIT SÓ ESCOLA foi desenvolvido por especialistas da área. Engloba um material super lúdico e atualizado, promovendo assim um aprendizado divertido para as crianças.

PARA QUEM É O KIT SÓ ESCOLA? Pode ser usado como um complemento escolar para reforçar a leitura e escrita, além de trabalhar com a motricidade fina.

RESULTADO NOS PRIMEIROS DIAS! Pode ser usado como um complemento escolar para reforçar a leitura e escrita, além de trabalhar com a motricidade fina.

Conheça o KIT e todos os benefícios! (CLICANDO AQUI)