Projeto 7 de Setembro (5º ano)

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês o Projeto Interdisciplinar 7 de Setembro para trabalhar o Dia da Independência do Brasil com alunos do 4º ano do ensino fundamental 1.

O Brasil celebra o Dia da Independência em comemoração ao momento histórico em que o país conquistou sua independência de Portugal, ocorrido em 7 de setembro de 1822.

Comumente referido como o “7 de setembro“, este é um feriado nacional, também conhecido como Dia da Pátria.

Nesta data, os brasileiros celebram o instante em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil com o famoso grito de “independência ou morte”. Esse ato icônico ficou registrado como o Grito da Independência ou Grito do Ipiranga, devido ao fato de que esse grito vigoroso ecoou às margens do riacho Ipiranga, localizado em São Paulo.

Antes de proferir esse grito histórico, Dom Pedro deu a ordem aos soldados que o acompanhavam para retirarem os símbolos portugueses que ostentavam em seus uniformes. A partir desse momento simbólico, o Brasil oficialmente alcançou sua independência de Portugal.

Não deixe de conferir aqui: 


Projeto 7 de Setembro (5º ano)

Projeto Interdisciplinar: Descobrindo a Independência do Brasil – 7 de Setembro

Justificativa:

Este projeto interdisciplinar é destinado aos alunos do 5º ano do ensino fundamental 1. Ele busca promover uma compreensão aprofundada do Dia da Independência do Brasil, contextualizando-o dentro do cenário histórico, geográfico e cultural do país. Além disso, visa incentivar a reflexão crítica, o senso de cidadania e a valorização da diversidade cultural brasileira.

Objetivo Geral:

Promover um conhecimento abrangente e crítico sobre a independência do Brasil, relacionando-a com aspectos históricos, geográficos, culturais e cívicos.

Objetivos Específicos:

  1. Compreender o contexto histórico, político e social que levou à independência do Brasil.
  2. Analisar o papel de figuras históricas, como Dom Pedro I, nesse processo.
  3. Explorar a diversidade cultural e geográfica do Brasil.
  4. Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, expressão oral e escrita.
  5. Refletir sobre valores cívicos e a importância da cidadania ativa.

Duração Aproximada: Uma semana letiva.

Recursos Didáticos:

  • Livros didáticos e materiais de pesquisa.
  • Mapas, globos terrestres e atlas.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Papel, lápis, canetas coloridas e tintas.
  • Recursos audiovisuais (vídeos, imagens, etc.).
  • Bandeiras do Brasil e materiais para atividades artísticas.

Metodologia:

O projeto será implementado de forma interdisciplinar, integrando as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Educação Cívica. As atividades serão planejadas para promover a participação ativa dos alunos e estimular o pensamento crítico.

Sugestões de Atividades:

  1. Pesquisa Histórica Avançada: Os alunos realizarão pesquisas aprofundadas sobre o período da independência do Brasil, analisando documentos históricos e múltiplas fontes.
  2. Simulação de Debates: Organizar debates sobre temas relacionados à independência, onde os alunos defenderão diferentes pontos de vista.
  3. Mapa Cultural do Brasil: Criar um mapa interativo que destaque as diferentes culturas e tradições das diversas regiões do Brasil.
  4. Produção de Documentários: Dividir a turma em grupos e permitir que criem documentários sobre aspectos da independência do Brasil.
  5. Escrita de Cartas Históricas: Escrever cartas fictícias no papel de personagens da época da independência, como Dom Pedro I, discutindo eventos e decisões importantes.
  6. Atividades Artísticas e Multimídia: Realizar atividades artísticas e criar apresentações multimídia que representem visualmente o que aprenderam sobre a independência.

Considerações:

Este projeto visa não apenas aumentar o conhecimento sobre a independência do Brasil, mas também estimular a reflexão crítica, a análise de diferentes perspectivas e o entendimento da diversidade cultural e geográfica do país.

Avaliação:

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas atividades, na qualidade das pesquisas realizadas, na capacidade de análise crítica, na expressão oral e escrita, na criatividade demonstrada nas atividades artísticas e na reflexão sobre valores cívicos e a importância da cidadania ativa. Um portfólio que inclua os trabalhos realizados ao longo do projeto pode ser uma ferramenta útil para avaliação.

Confira outros projetos: