Projeto 7 de Setembro (4º ano)

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês o Projeto Interdisciplinar 7 de Setembro para trabalhar o Dia da Independência do Brasil com alunos do 4º ano do ensino fundamental 1.

O Brasil celebra o Dia da Independência em comemoração ao momento histórico em que o país conquistou sua independência de Portugal, ocorrido em 7 de setembro de 1822.

Comumente referido como o “7 de setembro“, este é um feriado nacional, também conhecido como Dia da Pátria.

Nesta data, os brasileiros celebram o instante em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil com o famoso grito de “independência ou morte”. Esse ato icônico ficou registrado como o Grito da Independência ou Grito do Ipiranga, devido ao fato de que esse grito vigoroso ecoou às margens do riacho Ipiranga, localizado em São Paulo.

Antes de proferir esse grito histórico, Dom Pedro deu a ordem aos soldados que o acompanhavam para retirarem os símbolos portugueses que ostentavam em seus uniformes. A partir desse momento simbólico, o Brasil oficialmente alcançou sua independência de Portugal.

Não deixe de conferir aqui: 


Projeto 7 de Setembro (4º ano)

Projeto Interdisciplinar: Desvendando a Independência do Brasil – 7 de Setembro

Justificativa:

Este projeto interdisciplinar é destinado aos alunos do 4º ano do ensino fundamental 1, com cerca de 9 anos de idade. Ele tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre o Dia da Independência do Brasil, destacando aspectos históricos e culturais que são relevantes para a formação dos estudantes. Além disso, busca integrar diferentes disciplinas para enriquecer a aprendizagem e desenvolver habilidades críticas e criativas.

Objetivo Geral:

Promover um conhecimento aprofundado sobre a independência do Brasil, contextualizando-a no cenário histórico e cultural do país, e fortalecer o sentimento de cidadania.

Objetivos Específicos:

  1. Compreender o contexto histórico que levou à independência do Brasil.
  2. Analisar o papel de figuras históricas, como Dom Pedro I, nesse processo.
  3. Explorar a diversidade cultural e geográfica do Brasil.
  4. Desenvolver habilidades de pesquisa, expressão oral e escrita.
  5. Estimular a reflexão sobre valores cívicos e a importância do respeito à pátria.

Duração Aproximada:

Uma semana.

Recursos Didáticos:

  • Livros didáticos e materiais de pesquisa.
  • Mapas, globos terrestres e atlas.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Papel, lápis, canetas coloridas e tintas.
  • Recursos audiovisuais (vídeos, imagens, etc.).
  • Bandeiras do Brasil e materiais para atividades artísticas.

Recomendamos também: Vídeos sobre a Independência do Brasil

Metodologia:

O projeto será implementado de forma interdisciplinar, integrando as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Ética e Cidadania. As atividades serão planejadas para envolver os alunos ativamente em suas próprias aprendizagens.

Sugestões de Atividades:

  1. Pesquisa Histórica: Os alunos farão pesquisas individuais ou em grupos sobre o período histórico da independência do Brasil, destacando os eventos e personagens importantes.
  2. Entrevistas Simuladas: Simular entrevistas com figuras históricas, como Dom Pedro I, para compreender suas motivações e tomadas de decisão.
  3. Análise de Documentos Históricos: Explorar documentos e cartas da época da independência para entender o contexto político e social.
  4. Mapa Cultural do Brasil: Criar um mapa que destaque as diferentes culturas e tradições de diversas regiões do Brasil.
  5. Produção de Textos e Apresentações: Escrever textos informativos sobre a independência e realizar apresentações para compartilhar conhecimento com os colegas.
  6. Atividades Artísticas: Realizar atividades artísticas, como pinturas, esculturas ou danças, inspiradas na independência do Brasil.

Considerações:

Este projeto visa não apenas aumentar o conhecimento sobre a independência do Brasil, mas também promover o entendimento da diversidade cultural e geográfica do país, além de estimular reflexões sobre cidadania e valores éticos.

Avaliação:

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas atividades, na qualidade das pesquisas realizadas, na expressão oral e escrita, na capacidade de análise crítica e na compreensão geral sobre o Dia da Independência do Brasil. Além disso, serão observadas a criatividade nas atividades artísticas e a capacidade de refletir sobre valores cívicos. Um portfólio que inclua os trabalhos realizados ao longo do projeto pode ser uma ferramenta útil para avaliação.

Confira outros projetos: