Projeto 7 de Setembro (3º ano)

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês o Projeto Interdisciplinar 7 de Setembro para trabalhar o Dia da Independência do Brasil com alunos do 3º ano do ensino fundamental 1.

O Brasil celebra o Dia da Independência em comemoração ao momento histórico em que o país conquistou sua independência de Portugal, ocorrido em 7 de setembro de 1822.

Comumente referido como o “7 de setembro“, este é um feriado nacional, também conhecido como Dia da Pátria.

Nesta data, os brasileiros celebram o instante em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil com o famoso grito de “independência ou morte”. Esse ato icônico ficou registrado como o Grito da Independência ou Grito do Ipiranga, devido ao fato de que esse grito vigoroso ecoou às margens do riacho Ipiranga, localizado em São Paulo.

Antes de proferir esse grito histórico, Dom Pedro deu a ordem aos soldados que o acompanhavam para retirarem os símbolos portugueses que ostentavam em seus uniformes. A partir desse momento simbólico, o Brasil oficialmente alcançou sua independência de Portugal.

Não deixe de conferir aqui: 

Projeto Interdisciplinar: Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro (3º ano)

Justificativa:

Este projeto interdisciplinar é projetado para crianças do 3º ano do ensino fundamental 1. Ele visa promover o entendimento aprofundado sobre o Dia da Independência do Brasil, estimular o pensamento crítico e fortalecer o senso de identidade nacional. Além disso, busca integrar diferentes disciplinas para tornar a aprendizagem mais envolvente e significativa.

Objetivo Geral:

Promover uma compreensão mais profunda da independência do Brasil, destacando seus heróis e acontecimentos significativos, além de fortalecer o sentimento de pertencimento à nação brasileira.

Objetivos Específicos:

  1. Explorar o contexto histórico que levou à independência do Brasil.
  2. Identificar e compreender os símbolos nacionais e sua importância.
  3. Desenvolver habilidades de pesquisa, expressão oral e escrita.
  4. Fomentar a apreciação das diferentes culturas e regiões do Brasil.

Duração Aproximada: Uma semana.

Recursos Didáticos:

  • Livros didáticos e materiais de pesquisa.
  • Mapas e globos terrestres.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Papel, lápis, canetas coloridas e tintas.
  • Recursos audiovisuais (vídeos, imagens, etc.).
  • Bandeiras do Brasil e materiais para atividades artísticas.

Metodologia:

O projeto será implementado de forma interdisciplinar, integrando as disciplinas de História, Geografia, Língua Portuguesa e Arte. As atividades serão planejadas de forma a envolver ativamente os alunos e estimular sua curiosidade.

Sugestões de Atividades:

  1. Pesquisa Histórica: Os alunos farão pesquisas individuais ou em grupos sobre o período histórico da independência do Brasil, destacando os eventos e personagens importantes.
  2. Mapa do Brasil: Criar um mapa do Brasil destacando as principais regiões e estados, bem como os eventos relacionados à independência.
  3. Entrevistas Fictícias: Simular entrevistas com figuras históricas, como Dom Pedro I, para entender melhor seus pontos de vista e motivações.
  4. Apresentações Culturais: Explorar diferentes aspectos culturais do Brasil, como música, dança e culinária, de diferentes regiões do país.
  5. Construção de Maquetes: Criar maquetes representando cenas históricas da independência.
  6. Produção de Poemas e Textos: Escrever poemas, textos ou cartas em primeira pessoa, como se fossem personagens da época da independência.

Considerações:

Este projeto visa não apenas aprofundar o conhecimento sobre a independência do Brasil, mas também valorizar a diversidade cultural do país e promover o respeito pela sua história.

Avaliação:

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas atividades, na qualidade das pesquisas realizadas, na expressão oral e escrita, na criatividade demonstrada nas atividades artísticas e no entendimento geral sobre o Dia da Independência do Brasil. Além disso, será observada a capacidade de trabalhar em equipe e o respeito pelas diferentes perspectivas culturais do país. Um portfólio contendo os trabalhos realizados ao longo do projeto pode ser uma ferramenta útil para avaliação.

Recomendamos também: Vídeos sobre a Independência do Brasil para educação infantil