Projeto 7 de Setembro (2º ano)

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês o Projeto Interdisciplinar 7 de Setembro para trabalhar o Dia da Independência do Brasil com alunos do 2º ano do ensino fundamental 1.

O Brasil celebra o Dia da Independência em comemoração ao momento histórico em que o país conquistou sua independência de Portugal, ocorrido em 7 de setembro de 1822.

Comumente referido como o “7 de setembro“, este é um feriado nacional, também conhecido como Dia da Pátria.

Nesta data, os brasileiros celebram o instante em que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil com o famoso grito de “independência ou morte”. Esse ato icônico ficou registrado como o Grito da Independência ou Grito do Ipiranga, devido ao fato de que esse grito vigoroso ecoou às margens do riacho Ipiranga, localizado em São Paulo.

Antes de proferir esse grito histórico, Dom Pedro deu a ordem aos soldados que o acompanhavam para retirarem os símbolos portugueses que ostentavam em seus uniformes. A partir desse momento simbólico, o Brasil oficialmente alcançou sua independência de Portugal.

Não deixe de conferir aqui: 

Projeto 7 de Setembro (2º ano)

Justificativa:

Este projeto interdisciplinar visa proporcionar às crianças do 2º ano do ensino fundamental 1 uma compreensão significativa sobre o Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. O objetivo é estimular o senso de patriotismo e cidadania, bem como promover a integração de diferentes áreas do conhecimento para enriquecer a aprendizagem.

Objetivo Geral:

Promover o entendimento do significado histórico do Dia da Independência do Brasil e desenvolver o senso de identidade nacional nas crianças.

Objetivos Específicos:

  1. Compreender o contexto histórico da independência do Brasil.
  2. Conhecer os símbolos nacionais e sua importância.
  3. Desenvolver habilidades de expressão artística e criatividade.
  4. Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Duração Aproximada: Uma semana.

Recursos Didáticos:

  • Livros e materiais didáticos sobre a independência do Brasil.
  • Bandeiras do Brasil.
  • Papel, lápis de cor, giz de cera e tintas.
  • Recortes de revistas e jornais.
  • Computador e projetor para exibição de vídeos e imagens.

Metodologia:

O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de História, Geografia, Arte e Língua Portuguesa. As atividades serão planejadas para serem lúdicas e envolventes, de modo a cativar a atenção das crianças.

Sugestões de Atividades:

  1. Contação de História: Apresentar a história da independência do Brasil de forma acessível às crianças, com ilustrações e narração envolvente.
  2. Construção de Maquetes: Dividir a classe em grupos e permitir que criem maquetes representando cenas históricas da independência.
  3. Confecção de Bandeiras: As crianças podem pintar suas próprias mini-bandeiras do Brasil e discutir seu significado.
  4. Pesquisa de Símbolos Nacionais: Pesquisar e criar um mural com os símbolos nacionais, como a bandeira, o hino e o brasão.
  5. Produção de Poemas e Desenhos: Incentivar a criação de poemas e desenhos relacionados à independência e à pátria.
  6. Desfile Cívico Simulado: Organizar um desfile na escola, onde as crianças desfilarão com suas bandeiras e maquetes.

Considerações:

Este projeto busca integrar diferentes áreas do conhecimento para proporcionar uma experiência de aprendizado rica e significativa para as crianças. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, empatia e respeito à cultura e história do país.

Avaliação:

A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade das atividades realizadas e no entendimento demonstrado sobre o Dia da Independência do Brasil. Também será observada a capacidade de expressão artística e criatividade das crianças. Um portfólio com os trabalhos realizados ao longo do projeto pode ser uma forma de registro e avaliação.

Outros artigos: