Fábula: A Formiga e a Pomba

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês a fábula “A Formiga e a Pomba” de Esopo.

Esopo foi um antigo fabulista grego que viveu por volta do século VI a.C. Embora haja poucas informações concretas sobre sua vida, ele é amplamente conhecido por suas fábulas curtas e moralistas, que se tornaram parte importante da literatura mundial e têm sido transmitidas por gerações.

As fábulas de Esopo são contos breves que apresentam animais e outros elementos da natureza como personagens que agem e falam de maneira semelhante aos seres humanos. Cada fábula tem uma lição moral ou uma mensagem subjacente que visa ensinar uma virtude, uma verdade universal ou uma reflexão sobre a conduta humana.

Acredita-se que as fábulas de Esopo tenham sido transmitidas principalmente por tradição oral antes de serem registradas por escrito. Posteriormente, muitos escritores e contadores de histórias as recontaram e adaptaram em várias culturas ao longo dos séculos. Suas histórias se tornaram parte integrante da literatura infantil e continuam a ser fonte de ensinamentos éticos e valores universais.

Confira outras fábulas:

Fábula: A Formiga e a Pomba de ESOPO

Num dia ensolarado, uma Formiga decidiu matar sua sede na margem do rio. Porém, um repentino e vigoroso fluxo de água a pegou desprevenida, arrastando-a perigosamente rio abaixo.

Uma Pomba, posicionada nas alturas de uma árvore à beira da água, observou o incidente e teve uma ideia engenhosa. Ela pegou uma folha e delicadamente a deixou cair na água próxima à Formiga.

A Formiga, ágil e perspicaz, subiu na folha que se tornou uma espécie de bote improvisado, permitindo-lhe flutuar até a margem mais próxima, onde finalmente encontrou segurança.

Contudo, o destino não havia encerrado seu jogo. Pouco depois, um caçador de aves, camuflado nas densas folhagens da árvore, começou a armar sua cilada para capturar a Pomba.

Com destreza, o caçador aplicou visgo no galho onde a Pomba repousava, planejando prender a inocente ave sem que ela percebesse o perigo iminente.

Entretanto, a Formiga estava atenta e percebeu a intenção sombria do caçador. Sem hesitação, ela desferiu uma picada dolorosa no pé do caçador. O susto e a dor fizeram com que o caçador soltasse involuntariamente sua armadilha de visgo, proporcionando à Pomba uma chance de escapar.

Com o perigo afastado, a Pomba levantou voo e partiu para longe, em segurança.

  • Moral da História 1: Nenhum gesto de bondade ou generosidade é em vão, pois suas consequências podem ser surpreendentes.
  • Moral da História 2: A gratidão não é medida pelo tamanho do favor ou pela importância do benfeitor, mas sim pelo valor inestimável de sua ajuda.

Não deixe de conferir: