Fábula: A Lebre e o Cão de Caça

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês a fábula “A Lebre e o Cão de Caça” de Esopo.

Esopo foi um antigo fabulista grego, considerado uma das figuras mais proeminentes na tradição das fábulas. Ele é tradicionalmente datado como tendo vivido entre os séculos VI e V a.C., embora detalhes precisos sobre sua vida sejam escassos e muitas vezes envoltos em lendas e mitos.

Esopo é famoso por sua contribuição para a literatura de fábulas, um gênero literário que consiste em histórias curtas, frequentemente envolvendo animais que agem como personagens humanizados e transmitindo lições morais ou éticas. Suas fábulas muitas vezes incorporavam situações e comportamentos humanos para ensinar lições sobre virtude, vícios, sabedoria e engano.

Confira outras fábulas:

Fábula: A Lebre e o Cão de Caça (Esopo)

Numa antiga história, há um relato sobre um Cão de Caça que, após forçar uma Lebre a sair de sua toca, empreendeu uma perseguição exaustiva. De repente, o Cão interrompeu a perseguição, admitindo sua derrota.

Um Pastor de Cabras, ao testemunhar o Cão de Caça desanimado e esgotado, zombou dele, afirmando: “Essa pequena criatura é um corredor mais habilidoso do que você…”

O Cão de Caça, voltando-se para o Pastor, replicou:

“Parece que não consegue discernir a distinção que nos separa. Comparar-nos é fútil, afinal, eu estava correndo para garantir uma refeição, enquanto ele, em contraste, corria para preservar sua própria vida…”

  • Moral da História 1: A razão subjacente à nossa ação é o fator que moldará a excelência do resultado final…
  • Moral da História 2: O grau de nossa dedicação desde o início está diretamente ligado à magnitude da recompensa almejada no desfecho…
  • Moral da História 3: O valor de todas as coisas é estabelecido pela relevância de sua utilidade…