Fábula: O Pai e seus Filhos Brigões

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês a fábula “O Pai e seus Filhos Brigões” de Esopo.

O Pai e seus Filhos Brigões

Um pai tinha uma prole de filhos que constantemente se envolviam em disputas entre si. Esgotado de tentar resolver os conflitos por meio de seus próprios esforços e conselhos repetidos, ele optou por ilustrar os possíveis malefícios dessa constante desunião por meio de uma lição prática.

Com esse propósito em mente, ele solicitou que os filhos coletassem um conjunto de galhos na floresta. Depois de cumprida a tarefa, ele entregou um conjunto desses galhos a cada filho, pedindo-lhes que tentassem quebrar o conjunto ao meio.

Assim, cada um deles se esforçou ao máximo, mas nenhum teve sucesso em quebrar o conjunto. Então, o pai separou um único galho do conjunto e, entregando-o a cada filho individualmente, demonstrou como, estando isolados, os galhos se quebravam facilmente.

Nesse ponto, ele dirigiu-se aos filhos da seguinte forma:

“Observem, meus queridos, quando vocês estão unidos em propósitos e se apoiam mutuamente contra as divergências da vida, são tão resistentes quanto o conjunto de galhos. Contudo, quando estão desunidos, tornam-se frágeis, assim como um galho solitário separado do conjunto…”

Moral da História 1: A verdadeira força da união só se manifesta quando grupos colaborativos compartilham objetivos comuns…

Moral da História 2: Os objetivos de um grupo não podem ser alcançados somente por meio de esforços individuais…


Não deixe de conferir: