Projeto Personagens do Folclore Brasileiro na Educação Infantil

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês um maravilhoso Projeto Semanal para trabalhar os Personagens do Folclore Brasileiro na Educação Infantil.

A cultura popular brasileira abrange um rico conjunto de tradições, lendas e narrativas típicas do país. Essa rica mistura é resultado da fusão de diversas culturas, incluindo as influências portuguesas, indígenas e africanas que ajudaram a moldar a identidade nacional.

O folclore brasileiro abarca lendas, contos, mitos e histórias sobre seres fantásticos que povoam o imaginário das diferentes regiões do país. Além disso, também inclui festas populares, brincadeiras tradicionais, crenças e outros costumes que foram transmitidos de geração em geração.

Devido à imensa diversidade cultural do Brasil, seu folclore é extraordinariamente variado. No entanto, somente a partir do século XIX é que passou a ser mais valorizado e estudado por escritores e intelectuais.

O Dia do Folclore é celebrado no Brasil em 22 de agosto, uma data especialmente destacada nas escolas de todo o país para reconhecer e valorizar as riquezas e tradições de nossa cultura popular.

Veja também:

Projeto Personagens do Folclore Brasileiro na Educação Infantil

Justificativa: O Folclore Brasileiro é uma fonte inesgotável de histórias, mitos e personagens encantadores que fazem parte da cultura popular do país. Por meio deste projeto semanal, buscamos apresentar às crianças da Educação Infantil a diversidade de personagens do folclore, estimulando a imaginação, a criatividade e o interesse pela cultura nacional desde os primeiros anos de vida.

Objetivo Geral:

  • Conhecer e se encantar com os personagens do Folclore Brasileiro, desenvolvendo o respeito e a valorização da cultura nacional.

Objetivos Específicos:

Duração Aproximada: 1 semana.

Recursos Didáticos:

  • Livros e contos do Folclore Brasileiro;
  • Fantoches, bonecos ou adereços representando os personagens do folclore;
  • Material de artes;
  • Músicas e cantigas folclóricas;
  • Brinquedos e jogos relacionados aos personagens do tema;
  • Espaço adequado para as atividades.

Metodologia:

  • Contação de histórias: Narrar contos e lendas do Folclore Brasileiro, envolvendo as crianças com as aventuras dos personagens;
  • Brincadeiras temáticas: Realizar jogos e brincadeiras inspirados nos personagens folclóricos;
  • Atividades artísticas: Estimular a produção de desenhos, pinturas e artesanatos relacionados aos personagens do folclore;
  • Roda de conversa: Proporcionar um espaço para que as crianças expressem suas ideias, emoções e aprendizados sobre os personagens.

Sugestões de Atividades:

  1. Contação de história: A lenda do Saci-Pererê e suas travessuras na floresta;
  2. Atividade artística: Confecção de máscaras ou pinturas dos personagens do folclore;
  3. Brincadeira temática: Caça ao tesouro com desafios inspirados nas lendas do folclore;
  4. Roda de conversa: O que vocês acham que a Cuca faz quando ninguém está olhando?
  5. Teatrinho de fantoches: Encenar uma história protagonizada por personagens do folclore, como o Curupira e o Boto Cor-de-Rosa.

Considerações: É importante adaptar as atividades de acordo com a faixa etária das crianças, garantindo que sejam desafiantes e adequadas a cada grupo. Criar um ambiente seguro, lúdico e acolhedor é fundamental para que as crianças se sintam à vontade para participar e se envolver nas atividades propostas.

Avaliação: A avaliação será realizada de forma contínua e observacional, acompanhando o envolvimento, participação e desenvolvimento das crianças durante as atividades. Será valorizada a criatividade, a expressão oral, a interação em grupo e o respeito às histórias e personagens do folclore apresentados. Ao final do projeto, poderá ser organizada uma pequena apresentação ou exposição para os pais ou responsáveis, compartilhando as experiências vivenciadas pelas crianças ao longo da semana.

Veja também: