Projeto Folclore 2° Ano

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês o Projeto Folclore Brasileiro para alunos do 2° Ano do Ensino Fundamental 1.

O Folclore Brasileiro é um rico e diversificado conjunto de tradições, lendas, mitos, festas, danças, costumes e crenças transmitidas oralmente de geração em geração ao longo da história do país. Representa a cultura popular brasileira, resultante da mistura de influências indígenas, africanas e europeias, que se fundiram em uma tapeçaria única de narrativas e práticas.

Esse rico universo folclórico pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil e se manifesta de diferentes formas, variando de acordo com a cultura local. O Folclore Brasileiro é uma expressão viva da identidade do povo brasileiro e serve como elo entre o passado e o presente, carregando consigo a história e os valores de suas comunidades.

As lendas são uma parte importante do folclore, contando histórias fantásticas e misteriosas sobre seres mitológicos, criaturas encantadas e eventos sobrenaturais. Alguns exemplos famosos são o Saci-Pererê, um menino travesso que vive nas matas e tem uma perna só, e a Iara, uma sereia que seduz pescadores com seu canto hipnótico.

Outra faceta importante são as festas populares, marcadas por danças, música e comidas típicas. O Carnaval é o evento mais conhecido internacionalmente, mas há também festas regionais como o Bumba Meu Boi no Nordeste e o Boi-Bumbá na região Norte.

A religiosidade também se entrelaça ao folclore brasileiro, com práticas sincréticas que mesclam elementos da fé católica com as tradições das religiões afro-brasileiras, como a umbanda e o candomblé.

A diversidade do Folclore Brasileiro reflete-se em seus cantos, danças, artesanato e culinária, tornando-o uma fonte inesgotável de riqueza cultural e inspiração para as gerações atuais e futuras. No Brasil, o folclore é comemorado no dia 22 de agosto, data dedicada a preservar e valorizar esse patrimônio imaterial que contribui para a identidade e unidade do país.

Projeto Folclore 2° Ano (Ensino Fundamental)

Justificativa: O folclore brasileiro é um tesouro cultural que carrega consigo lendas, mitos e tradições que fazem parte da identidade do nosso país. Neste projeto interdisciplinar, especialmente elaborado para as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, com aproximadamente 6 anos de idade, buscamos resgatar e valorizar a riqueza do nosso folclore, despertando a curiosidade e o encanto dos pequenos pela cultura brasileira. Por meio de atividades lúdicas e interativas, pretendemos estimular o interesse pelas histórias dos personagens folclóricos, fortalecer o sentimento de pertencimento à cultura nacional e desenvolver habilidades cognitivas e emocionais.

Objetivo Geral: Apresentar o folclore brasileiro às crianças, promovendo o conhecimento e o resgate das lendas e personagens folclóricos, bem como a valorização da diversidade cultural do nosso país.

Objetivos Específicos:

  1. Conhecer e identificar personagens folclóricos brasileiros, como o Curupira, a Mula-sem-Cabeça e o Lobisomem.
  2. Estimular a criatividade e a expressão artística através de atividades relacionadas ao folclore.
  3. Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em grupo.
  4. Promover a integração dos conteúdos abordados nas diferentes disciplinas.
  5. Fomentar o respeito e a valorização das tradições culturais brasileiras.

Duração Aproximada: 5 semanas

Recursos Didáticos:

  • Livros e contos infantis sobre o folclore brasileiro.
  • Materiais de artes (lápis de cor, giz de cera, tintas, papel cartolina, etc.).
  • Recursos audiovisuais (vídeos, animações ou músicas relacionadas ao folclore).
  • Fantoches ou marionetes de personagens folclóricos.
  • Instrumentos musicais simples (se disponíveis).
  • Espaço para apresentações e exposições.

Metodologia: O projeto será desenvolvido de forma interativa e lúdica, de acordo com a faixa etária das crianças. Serão utilizadas atividades que promovam a imaginação, a criatividade, a expressão artística e o trabalho em grupo. Por meio de contações de histórias, brincadeiras, música e atividades práticas, as crianças serão convidadas a explorar as lendas e personagens folclóricos brasileiros de maneira envolvente e significativa.

Sugestões de Atividades:

  1. Contação de histórias sobre personagens folclóricos, como a Caipora, o Boitatá e a Sereia Iara.
  2. Confecção de máscaras e desenhos dos personagens do folclore.
  3. Apresentação de músicas e cantigas populares brasileiras.
  4. Oficina de recorte e colagem para criar cenários e personagens do folclore.
  5. Pesquisa sobre as diferentes lendas e personagens folclóricos de diferentes regiões do Brasil.
  6. Roda de conversa sobre a importância do folclore na cultura brasileira.
  7. Atividades de dança e movimento, relacionadas às danças típicas do folclore.
  8. Montagem de um pequeno teatro com as crianças interpretando as histórias do folclore.

Considerações: O projeto busca proporcionar às crianças do 2º ano do Ensino Fundamental uma viagem mágica e encantadora pelo universo do folclore brasileiro. Através de atividades lúdicas e interativas, desejamos resgatar e valorizar as lendas e personagens que compõem a riqueza cultural do nosso país, fortalecendo o sentimento de identidade e pertencimento.

Avaliação: A avaliação será contínua, observando o engajamento, a participação ativa e o desenvolvimento das crianças ao longo das atividades. Será valorizada a capacidade das crianças em reconhecer e demonstrar interesse pelos personagens e histórias folclóricas, assim como a criatividade e a expressão artística nas atividades propostas. A interação entre as crianças durante as atividades também será considerada, buscando promover a integração e a cooperação entre elas.