Atividades sobre Folclore, Datas Comemorativas, Desenhos Infantis, Desenhos para Colorir, Desenhos para Imprimir, Dia do Folclore, Folclore

Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi


Nesta postagem trago para vocês alguns Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi.

O que é o bumba-meu-boi

O bumba-meu-boi é um folguedo brasileiro muito tradicional, típico da região nordeste do Brasil. Teve início no século XVIII, misturando aspectos das culturas portuguesa, negra e indígena. É uma das mais expressivas manifestações culturais do estado do Maranhão.

Esta festa folclórica ocorre nas ruas do mês de novembro até 6 de janeiro (noite de reis).

Ela consiste numa dança acompanhada por música regional, onde um homem vestido de boi faz várias coreografias. Ao redor do boi aparecem vários personagens típicos do século: vigário, cobrador de impostos, escravo fugitivo, boiadeiro, capitão do mato e o valentão. Muitas pessoas, moradores de ruas por onde ele passa, vão acompanhando o boi-bumbá vestidos com trajes de vaqueiro.

Veja também:

Durante a dança, o boi é morto, sendo logo em seguida ressuscitado por um puxão no rabo e volta a dançar. Na dança o boi abaixa e levanta a cabeça, dançando de forma desorientada, sobre os outros personagens.

Esta manifestação do folclore brasileiro é uma das mais populares do do nosso país. É também conhecida como boi bumba, boi pintadinho ou simplesmente bumba.

Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi

Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi

Curiosidades:

  • As mulheres não participam ativamente da festa do bumba-meu-boi. Porém, elas assistem, e algumas vezes ajudam na organização.
  • De acordo com a lenda, um fazendeiro encontrou seu boi preferido morto. Muito triste, chamou o pajé que, através de rituais e rezas indígenas, conseguiu ressuscitar o animal. O boi saiu todo feliz dançando com seu dono e moradores da região.
  • Embora bumba-meu-boi seja o nome mais conhecido, também possui outros nomes de acordo com a região. São os principais: boi-de-reis, boi-bumbá e boi-calemba.
  • Em agosto de 2012, o bumba-meu-boi foi reconhecido como manifestação cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), recebendo a certificação do título de Patrimônio Cultural do Brasil.
  • Comemora-se em 30 de junho o Dia do Bumba-meu-Boi.

Recomendo também:


Se gostou da postagem “Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi., deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.
Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA


Desenhos Folclóricos para imprimir do Bumba meu Boi
Qualifique está postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *