Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir: O nosso folclore é sinônimos de cultura popular brasileiro, pois representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais.

Veja Também:

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir

A semana do folclore brasileiro se festeja entre os dias 22 e 28 de agosto: 

Diversos desenhos do folclore brasileiro para imprimir e colorir com alta qualidade. Confira:

Confira: Apostila LENDAS para trabalhar o Folclore na língua portuguesa

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir

 

Algumas lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil

Desenhos do Folclore brasileiro:

Boitatá

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como “fogo que corre”.

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir: Boitatá
Boitatá

Boto

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir: BOTO ROSA
BOTO ROSA

Curupira

Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir: Curupira
Curupira

Lobisomem

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir: Lobisomem
Lobisomem
Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir: Lobisomem
Lobisomem

Mãe-D’água

Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d’água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir: Iara
Iara

 

 

Mula-sem-cabeça

Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelo pescoço.

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir: Mula Sem Cabeça
Mula-sem-cabeça

 

Saci-Pererê

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

Desenhos do Folclore brasileiro para imprimir e colorir: Saci-Pererê
Saci-Pererê

 

____________

Não deixe de ver: Sequência Didática sobre o Folclore

Se gostou da postagem deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário ?

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA