Projeto Folclore 1° Ano

Olá, leitores queridos! É com imensa alegria que compartilhamos com vocês o projeto interdisciplinar “Descobrindo o Folclore Brasileiro”, desenvolvido com nossas adoráveis crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta emocionante jornada de quatro semanas, embarcamos em uma viagem pelos contos, lendas e personagens que compõem o rico universo folclórico do Brasil.

Com este projeto folclore nossos pequenos estudantes mergulharam em atividades lúdicas, despertando o encantamento por suas raízes culturais e enriquecendo suas experiências com a valorização da diversidade presente em nosso país. Através de contações de histórias, brincadeiras, músicas e atividades artísticas, as crianças descobriram a magia das lendas do Saci-Pererê, da Cuca, do Boto e da Iara, e conectaram-se com a essência de nossas tradições. Venham conosco nessa incrível aventura de aprendizado e encantamento cultural, onde nossos pequenos exploradores se tornaram verdadeiros guardiões das maravilhas do folclore brasileiro.

Projeto Folclore Brasileiro 1° Ano

Justificativa: O folclore brasileiro é uma rica manifestação cultural que carrega consigo histórias, lendas, brincadeiras e personagens encantadores. Neste projeto interdisciplinar, destinado às crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, com aproximadamente 6 anos de idade, buscamos apresentar de forma lúdica e cativante o universo do folclore, estimulando o conhecimento, a valorização e o respeito pela cultura brasileira. Através de atividades envolventes, as crianças terão a oportunidade de explorar as tradições e histórias do nosso país, desenvolvendo habilidades cognitivas e emocionais enquanto se conectam com suas raízes culturais.

Objetivo Geral: Apresentar o folclore brasileiro às crianças, despertando o interesse e o encanto por suas lendas, personagens e manifestações culturais.

Objetivos Específicos:

  1. Conhecer e reconhecer personagens e histórias folclóricas brasileiras.
  2. Estimular a criatividade e imaginação através de atividades lúdicas.
  3. Desenvolver habilidades motoras e cognitivas através de atividades interativas.
  4. Promover o respeito e a valorização das tradições culturais do Brasil.
  5. Integrar conteúdos de diferentes disciplinas, enriquecendo a aprendizagem.

Duração Aproximada: 4 semanas

Recursos Didáticos:

  • Livros e contos infantis sobre o folclore brasileiro.
  • Materiais de artes (lápis de cor, giz de cera, tintas, papel cartolina, etc.).
  • Recursos audiovisuais (vídeos, animações ou músicas relacionadas ao folclore).
  • Fantoches ou marionetes de personagens folclóricos.
  • Instrumentos musicais simples (se disponíveis).
  • Espaço para apresentações e exposições.

Metodologia: O projeto será desenvolvido de forma lúdica e interativa, respeitando a faixa etária das crianças. Serão utilizadas atividades que promovam a imaginação, a expressão artística, o trabalho em grupo e a exploração sensorial. Através de contações de histórias, brincadeiras, músicas e atividades práticas, as crianças serão convidadas a mergulhar no universo do folclore brasileiro de forma envolvente e cativante.

Veja também:

Sugestões de Atividades:

  1. Contação de histórias de personagens folclóricos, como o Saci-Pererê, a Cuca, o Boto e a Iara.
  2. Confecção de máscaras e desenhos dos personagens folclóricos.
  3. Apresentação de músicas e cantigas populares brasileiras.
  4. Brincadeiras tradicionais, como amarelinha, pião e corrida de saco.
  5. Oficina de recorte e colagem para criar cenários e personagens do folclore.
  6. Roda de conversa sobre as tradições culturais de diferentes regiões do Brasil.
  7. Elaboração de um pequeno teatro com as crianças interpretando personagens folclóricos.
  8. Atividades de dança e movimento, relacionadas às danças típicas do folclore.

Considerações: O projeto tem como objetivo proporcionar às crianças do 1º ano do Ensino Fundamental um mergulho no riquíssimo universo do folclore brasileiro. Por meio de atividades lúdicas e interativas, buscamos despertar a curiosidade e o encanto das crianças por suas tradições culturais, promovendo o respeito e a valorização da diversidade presente em nosso país.

Avaliação: A avaliação será realizada de forma contínua, observando a participação ativa, o envolvimento e o desenvolvimento das crianças ao longo das atividades. Será valorizada a capacidade das crianças em reconhecer e demonstrar interesse pelos personagens e histórias folclóricas, assim como a criatividade e a expressão artística nas atividades propostas. A interação entre as crianças durante as atividades também será considerada, buscando promover a integração e a cooperação entre elas.

Não deixe de conferir também: Dedoches do Folclore