Desligue a TV e leia um livro antes de dormir

À noite, um livro é melhor que a televisão.

Embora em alguns lares o momento seja escolhido para assistir televisão, e em outros eles até estabelecem horários para que as crianças possam se divertir, mas também sem gastar tempo na tela.

Quando a noite cai, o tempo de assistir televisão deve ser reduzido e substituído por um livro. Não importa quantos anos tenham, é sempre uma boa opção para as crianças irem para a cama lendo e não assistindo televisão.

Os livros antes de dormir

Não importa se o seu filho ainda não sabe ler, se você lê uma história para ele ou se você olha as imagens das histórias para comentar o que vê nelas, ISSO É ÓTIMO PARA ELAS. Quando eles são mais velhos, ler antes de dormir é uma boa ideia, porque os ajudará a descansar melhor, desenvolver sua mente e pensamento crítico e expandir seu vocabulário, entre muitos outros benefícios, como concentração ou relaxamento!

Quando uma criança ouve seus pais enquanto leem uma história para ele ou quando as crianças mais velhas leem antes de dormir, sua mente relaxa e ele pode ter bons sonhos à noite. É por isso que é tão importante desligar a televisão e pegar um livro. Além disso, esse pequeno gesto diário ajudará as crianças a se tornarem grandes leitores no futuro.

Dicas para incentivar o hábito da leitura

Confira 5 Dicas para incentivar o hábito da leitura.

1- Leia junto com o filho

Compartilhar momentos de leitura é uma ótima forma de manter no ambiente familiar momentos relaxantes e ao mesmo tempo enriquecer conhecimentos. Escolha diariamente uma horinha para ler com as crianças, nem que seja alguns minutos. 

Tente dar vida à leitura, mude a voz e interprete os diálogos do enredo, use fantoches e bonecos, criança adora ser “levado” pela estória, é nesse ponto que o gosto pela leitura é despertado, poder viajar pelas frases e temas contadas abordadas no livro até mesmo antes de saber ler sozinha.

2 – Monte uma biblioteca

Gastamos dinheiro com roupas, calçados e brinquedos, por que não também investir em livros? Procure, de acordo com a faixa etária, comprar livros, alugar em bibliotecas e sempre tenha novidades em casa. A criança ficará vaidosa em ter sua mini biblioteca no quarto com títulos infantis.

Não precisa ser uma estante, caixas e baús enfeitados podem ser uma alternativa criativa e eles podem participar da confecção.

3 – Visite livrarias

Um programa que pode unir diversão e desenvolvimento são as visitas a livrarias, deixe a criança tocar os livros, olhar, folhear e procurar se encaixar no ambiente. Caso haja programação com recitais ou contação de estórias organize o tempo e compareça com os filhos.

A criança vai despertar o interesse brincando, e além disso, estará em contato com outras crianças também. Alguns estabelecimentos tem setores somente para o público infanto-juvenil.

4 – Envolva os amiguinhos na leitura

É interessante para a criança compartilhar com os amigos as aventuras lidas em um livro, incentive a troca de títulos entre amigos ou vizinhos, eles vão aos poucos desenvolver o próprio gosto e começar a escolher qual tipo de leitura preferem.

5 –Crie atividades lúdicas

Após a leitura de um livro, tome conhecimento do tema abordado e incentive a criança a fazer desenhos ou construir sua própria estória baseada na que foi lida. Mostre curiosidade para saber como foi o enredo, converse com o filho acompanhando sua explicação  e sempre respeite o nível de entendimento

Certamente esse hábito será levado adiante, com o amadurecimento o gosto será solidificado. Durante toda a carreira de estudante até chegar no curso de faculdade o aluno vai se deparar com a necessidade de aprofundar conhecimentos e a leitura é sem dúvida o meio mais adequado e consistente.