Dicas para incentivar o hábito da leitura

Confira 5 Dicas para incentivar o hábito da leitura.

Gostar de ler é um importante adicional no processo de aprendizagem. Despertar esse gosto ainda na infância é uma ótima forma de fazer a criança entrelaçada ao conhecimento das palavras, da interpretação e da imaginação.

São inúmeros campos do intelecto que ganham com a leitura, melhoria do vocabulário, escrita correta, pluralidade de assuntos, aumento da imaginação e reflexão, auto-conhecimento além de contato com a cultura brasileira e internacional através de obras clássicas.

Os pais podem ser a ponte para direcionar e construir esse hábito, o quanto antes melhor.

Dicas para incentivar o hábito da leitura

1- Leia junto com o filho

Compartilhar momentos de leitura é uma ótima forma de manter no ambiente familiar momentos relaxantes e ao mesmo tempo enriquecer conhecimentos. Escolha diariamente uma horinha para ler com as crianças, nem que seja alguns minutos. 

Tente dar vida à leitura, mude a voz e interprete os diálogos do enredo, use fantoches e bonecos, criança adora ser “levado” pela estória, é nesse ponto que o gosto pela leitura é despertado, poder viajar pelas frases e temas contadas abordadas no livro até mesmo antes de saber ler sozinha.

2 – Monte uma biblioteca

Gastamos dinheiro com roupas, calçados e brinquedos, por que não também investir em livros? Procure, de acordo com a faixa etária, comprar livros, alugar em bibliotecas e sempre tenha novidades em casa. A criança ficará vaidosa em ter sua mini biblioteca no quarto com títulos infantis.

Não precisa ser uma estante, caixas e baús enfeitados podem ser uma alternativa criativa e eles podem participar da confecção.

3 – Visite livrarias

Um programa que pode unir diversão e desenvolvimento são as visitas a livrarias, deixe a criança tocar os livros, olhar, folhear e procurar se encaixar no ambiente. Caso haja programação com recitais ou contação de estórias organize o tempo e compareça com os filhos.

A criança vai despertar o interesse brincando, e além disso, estará em contato com outras crianças também. Alguns estabelecimentos tem setores somente para o público infanto-juvenil.

4 – Envolva os amiguinhos na leitura

É interessante para a criança compartilhar com os amigos as aventuras lidas em um livro, incentive a troca de títulos entre amigos ou vizinhos, eles vão aos poucos desenvolver o próprio gosto e começar a escolher qual tipo de leitura preferem.

5 –Crie atividades lúdicas

Após a leitura de um livro, tome conhecimento do tema abordado e incentive a criança a fazer desenhos ou construir sua própria estória baseada na que foi lida. Mostre curiosidade para saber como foi o enredo, converse com o filho acompanhando sua explicação  e sempre respeite o nível de entendimento

Certamente esse hábito será levado adiante, com o amadurecimento o gosto será solidificado. Durante toda a carreira de estudante até chegar no curso de faculdade o aluno vai se deparar com a necessidade de aprofundar conhecimentos e a leitura é sem dúvida o meio mais adequado e consistente.