Existência de ações integradas entre a escola e toda a rede de ensino com o objetivo de favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita

Favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita com ações integradas entre a escola e toda a rede de ensino: (Dicas e Sugestões)

Há, em toda a rede de ensino, um programa estruturado e permanente de formação de professores alfabetizadores ?

Programas formativos para professores alfabetizadores precisam permitir o conhecimento
sobre como se dá a prática cotidiana desses profissionais na sala de aula, além de promovera troca de experiências e gerar a adoção de soluções para os problemas detectados.

A Secretaria de Educação tem um programa que permite avaliar como é que cada escola da rede está no que diz respeito à sua capacidade de alfabetização das crianças?

A escola implanta novas propostas, em acordo com a Secretaria de Educação, para solucionar problemas detectados quando as metas de aprendizagem para cada série, ano ou ciclo do ensino fundamental não são alcançadas?

A escola e a Secretaria de Educação procuram adquirir anualmente outros livros, além daqueles doados pelo PNBE, considerando as necessidades pedagógicas?

A escola e/ou a Secretaria de Educação faz parcerias com outras instituições que trabalham com a leitura e a escrita visando à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem (bibliotecas públicas, instituições de ensino superior, ONGs ou associações comunitárias que têm programas na área)?

Para analisar seus resultados de alfabetização, leitura e escrita, a escola e a Secretaria de
Educação consideram os indicadores de avaliação externa disponíveis em seu Estado ou em âmbito nacional, como, por exemplo, o Saeb ou a Prova Brasil?

____________________

Veja também as postagens complementares:

Não deixe de conferir as postagens acima ^^ que complementam essa e compartilhar com seus amigos nas redes sociais.