Acesso e bom aproveitamento da biblioteca ou sala de leitura, dos equipamentos de informatica e da Internet

Atividades que favorecem a aprendizagem da escrita e da leitura, aproveitando todos os recursos disponíveis: biblioteca ou sala de leitura, dos equipamentos de informatica e da Internet.

Atividades que favorecem a aprendizagem da escrita e da leitura

  1. A escola tem uma biblioteca ou sala de leitura com um bom acervo de livros de literatura infanto-juvenil, livros de ficção e não-ficção, dicionários, enciclopédias, Atlas e outros?
  2. A escola disponibiliza aos alunos e professores todos os livros recebidos pelo PNBE?
  3. Materiais produzidos por alunos e professores, organizações locais ou membros da própria comunidade, são disponibilizados na biblioteca ou sala de leitura?
  4. A biblioteca ou sala de leitura tem um profissional capacitado para promover um bom uso do espaço e atender o público em todos os turnos?
  5. Os alunos fazem uso da biblioteca ou sala de leitura em horário letivo pelo menos uma vez por semana, fazendo pesquisas e leituras?
  6. Os alunos fazem empréstimos de livros do acervo da escola (para ler em casa ou na sala)?
  7. Os alunos usam computadores e a internet para aprimorar a leitura e a escrita pelo menos uma vez por semana, durante o horário das aulas?

Veja também:

Exemplos de atividades que, fazendo uso da informática e da internet, favorecem a
aprendizagem da escrita e da leitura

  • fazer pesquisa em sites sobre os temas que estão sendo discutidos nacionalmente ou no mundo e depois elaborar resumos individuais;
  • envolver os alunos na elaboração e manutenção da página da escola na internet (pode ser executado em parceria com ONGs);
  • incentivar os alunos a construírem seus blogs na internet.

________

Não deixe de ver também: A escolha centralizada de leituras na educação