Ideias de atividades e Lembrancinhas para Páscoa

Selecionamos nesta postagem diversas ideias de atividades e Lembrancinhas para Páscoa 2023. Um excelente recurso para trabalhar com alunos das series iniciais (educação infantil e ensino fundamental 1).

A Páscoa pode ser abordada na educação infantil e fundamental de diferentes formas, dependendo do objetivo educacional e das crenças religiosas da comunidade escolar.

Na educação infantil, pode-se explorar a Páscoa como uma festa cultural e social, ensinando sobre os símbolos e tradições associados à data, como o coelho, os ovos de chocolate, as brincadeiras e as atividades em família. É importante ressaltar que, nesse caso, deve-se evitar qualquer abordagem religiosa ou doutrinária, para respeitar a diversidade cultural e religiosa das crianças e suas famílias.

Já no ensino fundamental, a Páscoa pode ser abordada de forma mais ampla e aprofundada, incluindo aspectos históricos, culturais, religiosos e éticos. Os alunos podem estudar a origem da festa, os diferentes significados e simbolismos associados à Páscoa, as tradições e rituais em diferentes culturas e religiões, bem como refletir sobre valores como solidariedade, compaixão, respeito e tolerância.

Em qualquer caso, é importante que a abordagem da Páscoa na educação infantil e fundamental seja pautada pelo respeito à diversidade cultural e religiosa, pela promoção do diálogo e do conhecimento crítico e pela valorização dos princípios éticos e humanos.

Ideias de atividades e Lembrancinhas para Páscoa

Professor se você quer otimizar seu tempo na hora de elaborar seus planejamentos eu indico este site (Planejamentos Bncc). Um excelente portal (nosso parceiro) que disponibiliza de forma super acessível um pacote completo com mais de 1500 planos de aula prontos e editáveis para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Atividades Páscoa

Caça aos ovos de Páscoa: organize uma caça aos ovos de chocolate na escola ou na sala de aula, escondendo os ovos em diferentes lugares e dando pistas para as crianças encontrarem. Além de ser divertido, a atividade estimula a percepção visual, a atenção e a memória.

Decoração de ovos: forneça ovos cozidos e materiais de decoração, como tintas, canetas coloridas, adesivos e glitter, e deixe as crianças soltarem a criatividade na decoração dos ovos. Além de ser uma atividade divertida, a decoração de ovos também pode ser uma oportunidade para trabalhar conceitos de cores, formas e texturas.

Contação de histórias: conte histórias relacionadas à Páscoa, como a história da ressurreição de Jesus ou lendas populares sobre o coelho da Páscoa. Além de ser uma atividade lúdica, a contação de histórias também pode ser uma oportunidade para desenvolver habilidades de compreensão oral, imaginação e criatividade.

Jogos educativos: crie jogos educativos relacionados à Páscoa, como jogos de memória com símbolos e imagens da festa, jogos de quebra-cabeça com figuras de ovos e coelhos, ou jogos de tabuleiro com perguntas e respostas sobre a história e as tradições da Páscoa.

Atividades de escrita: proponha atividades de escrita relacionadas à Páscoa, como a escrita de cartas ou bilhetes para os amigos e familiares desejando feliz Páscoa, a criação de poemas ou histórias sobre a festa, ou a elaboração de listas de desejos ou metas para o período pós-Páscoa.


Construção de coelhos de Páscoa: forneça materiais como papel colorido, algodão, tesoura e cola, e oriente as crianças a construírem seus próprios coelhos de Páscoa em sala de aula. A atividade estimula a coordenação motora fina e a criatividade das crianças.

Músicas e danças: escolha músicas e coreografias relacionadas à Páscoa e proponha atividades de dança em sala de aula. A atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal das crianças, além de ser uma oportunidade para trabalhar valores como a amizade e a união.

Plantio de sementes: explique às crianças que a Páscoa é uma época de renovação e crescimento, e proponha uma atividade de plantio de sementes em sala de aula. A atividade pode ser uma oportunidade para trabalhar conceitos de meio ambiente, sustentabilidade e cuidado com a natureza.

Cozinha divertida: proponha atividades de culinária relacionadas à Páscoa, como a preparação de biscoitos ou cupcakes em forma de ovos ou coelhos. Além de ser uma atividade lúdica, a culinária também pode ser uma oportunidade para trabalhar conceitos de medidas, frações e porcentagens.

Teatro de sombras: construa um cenário e figuras de papel para um teatro de sombras com tema de Páscoa, e proponha às crianças que criem suas próprias histórias e encenem em grupo. A atividade estimula a criatividade, a imaginação e a comunicação oral das crianças.