Ideias de Lembrancinhas e Atividades para o Dia do Circo

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês algumas Ideias de Lembrancinhas e Atividades para o Dia do Circo. Esta data comemorativa celebrada no dia 27 de março.

O dia é uma homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, mais conhecido como “Piolin”, que nasceu nessa data em 1897.

O circo é uma forma de entretenimento que tem origem na Grécia Antiga, e desde então vem encantando e divertindo pessoas de todas as idades ao redor do mundo. A arte circense engloba uma variedade de habilidades, como malabarismo, acrobacias, equilibrismo, contorcionismo, entre outras, que são apresentadas em performances cheias de magia, emoção e diversão.

Além dos artistas circenses, os circos também contam com outros personagens importantes, como os palhaços, que têm a missão de fazer o público rir e se divertir, e os domadores, que realizam incríveis números com animais.

No Dia do Circo, é importante lembrar da importância cultural e social dessa arte, que tem o poder de unir as pessoas em torno do entretenimento e da diversão, além de estimular a criatividade e a imaginação.

Atividades dia do circo

Aqui vão algumas sugestões de atividades sobre o Dia do Circo para alunos das séries iniciais:

Desenho de palhaço: Peça aos alunos para desenhar e colorir um palhaço. Você pode sugerir que eles usem cores vibrantes e alegres, típicas do universo circense.

Números circenses: Peça para os alunos criarem seus próprios números circenses. Eles podem escolher uma habilidade circense, como malabarismo ou equilibrismo, e criar um número simples para apresentar para a turma.

História do circo: Conte para os alunos a história do circo e seus personagens principais, como os palhaços e os acrobatas. Você pode usar livros ilustrados ou vídeos para tornar a história mais interessante e lúdica.

Fantoches de circo: Ajude os alunos a criar fantoches de palhaço ou outros personagens do circo. Eles podem usar meias, papelão, tecidos e outros materiais para criar seus próprios fantoches.

Cenário de circo: Divida a turma em grupos e peça para cada grupo criar um cenário de circo usando materiais como papel, cartolina, tecidos e objetos reciclados. Eles podem usar a imaginação e a criatividade para criar um cenário divertido e colorido.

Jogo de malabarismo: Ensine os alunos a fazer malabarismo com objetos simples, como bolas de papel ou meias. Crie um jogo em que eles precisem fazer malabarismo por um determinado tempo para ganhar pontos.

Música do circo: Toque músicas típicas do circo para os alunos e incentive-os a dançar e se divertir ao som das músicas.

Professor se você quer otimizar seu tempo na hora de elaborar seus planejamentos eu indico este site (Planejamentos Bncc). Um excelente portal (nosso parceiro) que disponibiliza de forma super acessível um pacote completo com mais de 1500 planos de aula prontos e editáveis para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Ideias de Lembrancinhas para o Dia do Circo