Páscoa: Origem, história, tradições e símbolos

A Páscoa é uma data religiosa celebrada pelos cristãos em todo o mundo, que representa a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa é comemorada em diferentes datas ao redor do mundo, mas geralmente ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera no hemisfério norte ou outono no hemisfério sul.

Em 2023, a Páscoa será comemorada no dia 9 de abril.

História da Páscoa

A Páscoa é uma das celebrações cristãs mais importantes do ano, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo. A história da Páscoa remonta a cerca de 2.000 anos, quando Jesus Cristo foi crucificado pelos romanos e ressuscitou três dias depois. A data da Páscoa é baseada no calendário lunar, que foi usado pelos antigos hebreus para determinar a data da Páscoa judaica.

Tradições da Páscoa

Existem muitas tradições associadas à Páscoa em todo o mundo, incluindo a caça aos ovos de Páscoa, o coelhinho da Páscoa, o pão de Páscoa, o cordeiro pascal e o jejum quaresmal. A caça aos ovos de Páscoa é uma tradição popular em muitos países, onde as crianças procuram ovos coloridos escondidos em suas casas ou em áreas públicas. O coelhinho da Páscoa é uma figura popular associada à Páscoa em muitos países, e é geralmente visto como um símbolo de fertilidade e renovação.

O pão de Páscoa é uma tradição comum em muitos países, incluindo o Brasil, onde o pão doce é geralmente feito com especiarias e passas. O cordeiro pascal é um prato tradicional servido em muitos países no domingo de Páscoa, e é geralmente feito com carne de cordeiro assada. O jejum quaresmal é uma tradição que envolve abster-se de certos alimentos ou práticas durante os 40 dias que antecedem a Páscoa.

Celebrações da Páscoa em 2023

A Páscoa de 2023 será comemorada em 9 de abril. Como a Páscoa é uma data religiosa importante, muitos cristãos celebram com missas especiais ou serviços religiosos. Além disso, muitos países têm tradições culturais e festividades associadas à Páscoa, incluindo desfiles, festas, comidas especiais e decorações.

No Brasil, a Páscoa é comemorada com a troca de ovos de Páscoa de chocolate e outras guloseimas, além de festas e decorações temáticas em muitas cidades. Muitas igrejas católicas e evangélicas realizam missas e cultos especiais na Páscoa. O domingo de Páscoa também marca o fim da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos e é uma época de reflexão e penitência para muitos cristãos.

Símbolos da Páscoa

Os símbolos da Páscoa são:

  1. Ovos de Páscoa – representam a fertilidade e a renovação da vida.
  2. Coelho da Páscoa – simboliza a fertilidade e a abundância.
  3. Cordeiro – simboliza o sacrifício de Jesus Cristo e a pureza.
  4. Cruz – representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
  5. Pão e Vinho – simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, que foram oferecidos na Última Ceia.
  6. Ramos – simbolizam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
  7. Círio Pascal – representa a luz de Cristo ressuscitado.

Estes são os principais símbolos da Páscoa na cultura ocidental cristã.

Atividades Páscoa

Que tal trabalhar a páscoa com seus filhos ou alunos de forma lúdica e prazerosa?

Conheça o KIT DE ATIVIDADES PÁSCOA com mais de 130 páginas com atividades, desenhos, textos e músicas para trabalhar a páscoa com alunos das series iniciais.

Uma sequência de atividades educativas com a temática “PÁSCOA” com o objetivo de trabalhar:

  • O real sentido da Páscoa;
  • Símbolos da Páscoa e seus significados;
  • Reconhecimento de palavras;
  • Trabalhando as Vogais;
  • Trabalhando sílabas;
  • Trabalhando a memória;
  • Reconhecimento de nomes próprios;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Leitura de Textos e músicas;
  • e muito mais.