A importância do alinhamento dos planos de aula com a BNCC para a construção de uma educação mais democrática, igualitária e transformadora.

Neste artigo, discutiremos a importância desse alinhamento e como ele pode contribuir para a melhoria da educação em todo o país.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as competências e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver durante sua trajetória escolar. Ela define os conhecimentos que devem ser adquiridos em cada etapa da educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e é uma ferramenta fundamental para garantir uma educação de qualidade em todo o país.

Nesse sentido, é fundamental que os professores estejam familiarizados com a BNCC e que seus planos de aula estejam alinhados com as competências e habilidades definidas pelo documento. Isso porque o alinhamento dos planos de aula com a BNCC é um passo importante para a construção de uma educação mais democrática, igualitária e transformadora.

O que é a BNCC?

A BNCC é um documento que estabelece as competências e habilidades que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver durante sua trajetória escolar. Ela foi construída a partir de um processo de consulta pública que envolveu milhares de pessoas, entre professores, especialistas em educação, gestores públicos, estudantes e pais.

O documento define dez competências gerais que os estudantes devem desenvolver, que vão desde o desenvolvimento de valores éticos e morais até a capacidade de utilizar tecnologias digitais de forma crítica e consciente. Além disso, a BNCC define os conhecimentos específicos que devem ser adquiridos em cada etapa da educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A importância do alinhamento dos planos de aula com a BNCC

O alinhamento dos planos de aula com a BNCC é fundamental para garantir uma educação de qualidade em todo o país. Isso porque a BNCC define as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver, e os planos de aula são a ferramenta utilizada pelos professores para ensinar essas competências e habilidades.

Quando os planos de aula estão alinhados com a BNCC, os professores conseguem trabalhar de forma mais eficiente para desenvolver as competências e habilidades definidas no documento. Isso garante que os estudantes tenham uma educação mais completa e que estejam preparados para enfrentar os desafios do mundo atual.

Além disso, o alinhamento dos planos de aula com a BNCC contribui para a construção de uma educação mais democrática, igualitária e transformadora. Vejamos como isso acontece:

Uma educação mais democrática

Quando os planos de aula estão alinhados com a BNCC, os estudantes têm acesso aos mesmos conhecimentos e habilidades em todo o país. Isso garante uma educação mais democrática, na qual todos os estudantes têm as mesmas oportunidades de aprendizado.

Uma educação mais igualitária

O alinhamento dos planos de aula com a BNCC é uma forma de garantir essa equidade, uma vez que os estudantes têm acesso aos mesmos conhecimentos e habilidades em todo o país. Isso significa que não importa em que região ou escola o estudante esteja, ele terá acesso aos mesmos conteúdos e terá as mesmas oportunidades de aprendizado.

Uma educação mais transformadora

A BNCC define competências e habilidades que vão além do conhecimento técnico. Ela busca desenvolver nos estudantes valores éticos e morais, habilidades socioemocionais e a capacidade de resolver problemas complexos. Quando os planos de aula estão alinhados com a BNCC, os professores conseguem trabalhar de forma mais eficiente para desenvolver essas competências e habilidades, contribuindo para uma educação mais transformadora.

Como alinhar os planos de aula com a BNCC?

Para alinhar os planos de aula com a BNCC, os professores devem seguir alguns passos simples:

  1. Conhecer a BNCC: É fundamental que os professores estejam familiarizados com a BNCC e entendam as competências e habilidades definidas no documento.
  2. Identificar as competências e habilidades trabalhadas na aula: Os professores devem identificar as competências e habilidades que serão trabalhadas em cada aula e definir os objetivos de aprendizagem.
  3. Selecionar os conteúdos e atividades: Com base nas competências e habilidades identificadas, os professores devem selecionar os conteúdos e atividades que serão utilizados na aula.
  4. Avaliar a aprendizagem: Os professores devem avaliar a aprendizagem dos estudantes de acordo com as competências e habilidades definidas na BNCC.

Conclusão

O alinhamento dos planos de aula com a BNCC é fundamental para garantir uma educação de qualidade em todo o país. Ele contribui para uma educação mais democrática, igualitária e transformadora, uma vez que garante o acesso aos mesmos conhecimentos e habilidades em todo o país, promove a equidade na educação e busca desenvolver valores éticos e morais nos estudantes.

Para alinhar os planos de aula com a BNCC, os professores devem estar familiarizados com o documento, identificar as competências e habilidades trabalhadas em cada aula, selecionar os conteúdos e atividades e avaliar a aprendizagem dos estudantes. Com essas práticas, é possível contribuir para a construção de uma educação de qualidade em todo o país.

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE AULA PRONTOS E ALINHADOS À BNCC