Ideias de Atividades com folhas e gravetos para o Outono

O Outono é uma época mágica do ano, quando as folhas das árvores mudam de cor e começam a cair, criando um cenário colorido e encantador. Essa é uma excelente oportunidade para aproveitar a natureza e criar atividades divertidas e educativas com as crianças.

Neste artigo, apresentaremos algumas ideias de atividades com folhas e gravetos para fazer com crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.

  1. Caça às Folhas

Essa atividade é uma maneira divertida e educativa de explorar a natureza. Leve as crianças para passear em um parque ou área verde e peça que procurem diferentes tipos de folhas. Depois, vocês podem classificá-las por cor, tamanho ou forma. Também é possível fazer um álbum de folhas para que as crianças possam colar as folhas que encontraram e escrever o nome da árvore correspondente.

  1. Arte com Folhas

As folhas secas são um excelente material para criar diferentes tipos de arte. Você pode pedir para as crianças fazerem desenhos com as folhas, colando-as em uma folha de papel e usando tinta, giz de cera ou canetinhas para complementar o desenho. Outra opção é fazer um carimbo de folhas, aplicando tinta nas folhas e pressionando-as sobre uma folha de papel.

Conheça nossa loja de atividades educativas.

  1. Gravetos Coloridos

Os gravetos também podem ser uma ótima fonte de criatividade. Você pode pedir às crianças que coletem gravetos e os pintem com tinta guache, criando diferentes padrões e cores. Depois, eles podem ser usados para fazer uma escultura ou um quadro.

  1. Guirlanda de Folhas

Essa é uma atividade que pode ser feita em grupo e que ajuda a desenvolver a criatividade e trabalho em equipe. Cada criança pode trazer algumas folhas e gravetos e juntos podem fazer uma guirlanda, amarrando as folhas e gravetos com barbante ou linha.

  1. Conhecendo as Árvores

Essa atividade tem como objetivo incentivar as crianças a conhecerem as diferentes árvores presentes na região. Você pode levar as crianças para um passeio no parque e identificar as árvores que estão presentes, explicando as características de cada uma delas. Depois, podem desenhar ou fazer um registro fotográfico para identificar cada uma.

  1. Quebra-cabeça de Folhas

Essa é uma atividade que ajuda a desenvolver a coordenação motora fina e a concentração. Colete algumas folhas secas de diferentes tamanhos e peça que as crianças as recortem em diferentes formatos. Depois, elas podem tentar encaixar as peças para formar um quebra-cabeça.

  1. Jogos com Folhas

As folhas podem ser usadas para criar diferentes tipos de jogos e brincadeiras. Uma opção é criar um jogo da memória, com diferentes tipos de folhas. Outra opção é jogar uma partida de “pega-pega” usando as folhas como obstáculo para escapar.

Ideias de Atividades para você se inspirar