PRINCIPAIS SINTOMAS DA DISLEXIA

Confunde direita com esquerda, escreve de trás para frente, pula palavras ao ler… Falta de interesse ou um verdadeiro problema de aprendizagem?

Às vezes, identificamos o baixo desempenho escolar e os problemas de alfabetização de uma criança com seu baixo interesse em aprender. No entanto, mais frequentemente do que pensamos, por trás dessas dificuldades está uma verdadeira desordem. E esta pode ser a dislexia, que, em termos gerais, é definida como uma  síndrome de origem neurobiológica, que se manifesta, sobretudo, em problemas de leitura e escritamas também em dificuldades de orientação espacial e temporal, e até a nível motor.

A alfabetização, como todas as habilidades que a criança adquire, quando cresce, não se adquire de forma isolada: o sucesso na aprendizagem depende do nível de maturidade que ela alcançou em outras áreas. Para a maioria das crianças, o momento certo para ler e escrever é por volta dos cinco anos ; e muitos dos erros que podem cometer são corrigidos espontaneamente por volta dos 6/7 anos de idade. 

Portanto, não é conveniente fazer um diagnóstico de dislexia antes dos 6/7 anos de idade.

Problemas de lateralidade

As crianças disléxicas não desenvolveram sua capacidade de orientação espaço-temporal, por isso é fácil para elas ler as letras de trás para frente, pular linhas, fazer bagunça na hora de colocar o texto no papel… ritmo e duração, é difícil para eles distinguir quando uma palavra termina e outra começa.

Centenas de atividades vão estimular as habilidades cognitivas de crianças que tem dislexia. (SAIBA MAIS)

Além disso, há um alto percentual de disléxicos que possuem lateralidade mal definida: assim, podem ser canhotos e destros, por isso escrevem de trás para frente e nem sempre suas mãos obedecem ao guiar o lápis.

Sintomas

Alguns dos sinais mais característicos da dislexia são:

Na leitura:

  • Confusão: Substitua algumas letras ou palavras por outras.
  • Omissão: As letras, sílabas ou palavras são omitidas.
  • Rotação: Eles veem “b” em vez de “d”.
  • Falta de ritmo oral.
  • Saltos ou repetições de linhas .
  • Leitura mecânica, não abrangente .

Na escrita

Se aos 6 ou 7 anos o seu filho apresentar muitos destes sintomas, é aconselhável consultar um especialista para confirmar ou não a sua dislexia. 

  • Se o diagnóstico for positivo, será proposta uma série de medidas e ações para o apoiar tanto a nível escolar como no seu desenvolvimento emocional. Devido às repetidas notas ruins e às dificuldades de compreensão das matérias, sua autoestima pode sofrer muito, o que só agravará suas dificuldades. 

DISLEXIA: + 400 páginas em PDF para acelerar o desenvolvimento do seu pequeno.
(SAIBA MAIS)

Veja alguns exemplos de Atividades para trabalhar:

Se quiser conhecer o material completo com mais de 400 páginas (CLIQUE AQUI)