SINAIS DE QUE SEU FILHO ESTÁ PRONTO PARA APRENDER A LER

Aprender a ler não é tanto uma questão de idade, mas de maturidade. Portanto, nem todas as crianças estão prontas na mesma idade. Quando for, o progresso será muito rápido.

Para você com que idade as crianças devem começar a ler e escrever

Sobre o assunto da idade certa para aprender a ler e escrever, atualmente o governo brasileiro se posiciona através do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ele é um compromisso assumido pelo governo Federal em 2012 para atender a meta de alfabetizar todas as crianças no máximo até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Ou seja, oficialmente no ensino público do Brasil, espera-se que os alunos saibam ler e escrever por volta de 8 a 9 anos de idade.

Já o método Montessori insiste que aprender a ler e escrever é um processo contínuo que ocorre em paralelo com o desenvolvimento do cérebro. As crianças passam por períodos sensíveis que as tornam muito reativas a certos ensinamentos. Aproveitar esses períodos sensíveis que ocorrem entre os 3 e os 5 anos faz com que a criança aprenda com mais facilidade, eficiência e motivação.

Sinais externos

Partindo do princípio de que nem todos os alunos progridem no mesmo ritmo ou têm a mesma maturidade mental e que o ensino deve ser individualizado, os especialistas consideram que a criança estará pronta para ler e, sobretudo, para escrever quando tiver adquirido as seguintes habilidades:

  • Bom domínio da língua:
    A criança tem que entender e se expressar bem e pronunciar corretamente.
  • Desenvolvimento psicomotor adequado:
    Você deve entender conceitos como antes e depois . Você também deve controlar conceitos como  cima, baixo, direita e esquerda . O manuseio de sua mão – motricidade fina – deve permitir que ele reproduza os traços, controlando a pressão sobre o lápis. 
  • Em um nível afetivo, você deve estar motivado . Aprender a ler requer um esforço significativo. Você tem que olhar duro, repetir e repetir. Nessa idade, muitas crianças demonstram esse compromisso. Mas outros não têm tenacidade suficiente, provavelmente porque ainda não enfrentaram as dificuldades. Nesse sentido, a motivação tanto na escola quanto em casa é essencial. 

NÓS RECOMENDAMOS: 1100 ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO.
Um excelente material elaborado e desenvolvido por especialistas da área.

Engloba um material super lúdico e atualizado, promovendo assim um aprendizado divertido para as crianças. (Clique Aqui para Conhecer)