Aprender a contar com Ábaco

Brincar com um ábaco ajuda uma criança de 3 a 5 anos a entender as operações básicas. Aqui damos algumas dicas do que você pode pedir a ele para fazer.

Por si só, contar é uma atividade muito abstrata. Para a criança entender o conceito, temos que contar com coisas concretas. 

O ábaco é um excelente recurso para isso. Com mais de 2.000 anos, é considerada a calculadora mais antiga do mundo – é perfeito para isso.

ábaco é formado por fileiras de cores diferentes e permite operações aritméticas básicas: somar, subtrair, multiplicar, dividir. As crianças a partir dos 3 anos podem começar a manipulá-lo e compreender os conceitos associados à contagem. Até os 5 anos, eles vão brincar com os dez e quando tiverem 6 a 7 anos eles podem brincar com o conceito de cem. Você pode usá-lo da seguinte maneira:

3 anos: Peça à criança para deslizar as bolas e explique os conceitos de todos/nenhum/alguns/muitos/poucos e direita/esquerda . Aproveite para nomear as cores e apresentar os primeiros números.

4 anos:  Peça a ele, por exemplo, para amarrar o mesmo número de bolas vermelhas e azuis. Outra forma de brincar é recolher vários objetos – por exemplo, 4 grãos de feijão – e pedir à criança que deslize o mesmo número de bolas de uma cor quantos grãos de feijão que estão na mesa. Em seguida, vá adicionando mais grãos e diga a ele para adicionar a mesma quantidade de bolinhas.

5 anos: Nesta idade, você pode explicar as operações de uma forma mais abstrata. 

– A criança deve deslizar as bolas correspondentes a uma coleção de moedas de 1 real e outra de moedas de 50 centavos e dizer-lhe com o ábaco quantas moedas existem na mesa. Não coloque mais moedas do que os números que você conhece. Da mesma forma, a subtração é explicada pela remoção de moedas e bolas.

– Você também pode explicar o conceito de ” ser maior que ” ou ” menor que “. “Álvaro tem 5 anos e Carlos tem 7. Quem é o mais velho dos dois?” Ver as duas fileiras de bolas o ajudará a dar a resposta correta