Ideias para incentivar a alfabetização das crianças

Existem dois tipos de aprendizagem que proporcionam conhecimentos essenciais para o ser humano: a leitura e a escrita.

Neste artigo vamos compartilhar com vocês algumas ideias para auxiliar e incentivar a alfabetização do seu filho ou aluno.

1. Leia em voz alta

O livro proporciona entretenimento que muitas vezes reúne toda a família. Ler em voz alta promove uma experiência compartilhada . Se a criança já sabe ler, cada membro da família pode pronunciar um fragmento específico do texto ou dar vida aos diálogos de um personagem específico.

2. Crie uma biblioteca em casa

A biblioteca escolar oferece um serviço muito importante para os alunos. Mas as próprias famílias podem criar um espaço literário contendo uma seleção de obras infantis. Existe uma vasta gama de espaços culturais que apresentam obras interessantes.

3. Trocadilhos

Os jogos oferecem doses de diversão. E a linguagem pode se tornar a matéria-prima de um hobby . Contar as sílabas de uma palavra ou um verso de um poema é um exemplo possível.

4. Incentive a comunicação familiar

Os conceitos assumem formas diferentes, dependendo do contexto. Às vezes, eles são pronunciados na comunicação oral. Por isso, é importante criar momentos de encontro para compartilhar as novidades do dia a dia.

INFORMATIVO! (QUER ACELERAR O PROCESSO DA LEITURA E ESCRITA DO SEU FILHO OU ALUNO?) O KIT SÓ ESCOLA contém centenas de atividades que podem ser utilizadas por professores ou pais/responsáveis que desejam reforçar ou acelerar aprendizado do seu filho ou aluno. (Clique Aqui)

5. Incentive a leitura fora de casa

Por exemplo, também pode ser apreciado ao ar livre, na casa dos avós ou na biblioteca. O livro é um hobby que se move facilmente de um ponto a outro. Portanto, é aconselhável integrá-lo em diferentes contextos .

6. Letras decorativas em casa

As letras têm tanto valor que até viraram tendência na decoração. As letras permitem destacar palavras que têm um significado emocional e transmitem sensações agradáveis. Palavras que são facilmente visualizadas na estética de uma sala .

7. Vá até a biblioteca e deixe a criança escolher o livro que preferir

Uma escolha que é contextualizada na seção que contém as publicações que se destinam à sua faixa etária. São muitos os fatores que podem influenciar na busca por uma obra, inclusive a capa. Aumenta a autonomia das crianças nesta experiência .

CONHECA TODOS OS NOSSOS PROTUDOS! – CLIQUE AQUI

8. Acompanhe os presentes com um bilhete personalizado

Os presentes infantis podem ser acompanhados de uma mensagem dedicada que agrega valor emocional a qualquer produto.

9. Fomenta o hábito de ler e escrever através do exemplo pessoal

Você pode ter cadernos em lugares específicos da casa para registrar dados que não quer esquecer .

10. Quebre a rotina na vida familiar

Os novos planos trazem novas conversas e, consequentemente, mais conceitos que estão relacionados ao que a criança observa ao seu redor. Atividades que, consequentemente, promovem a descoberta.




  • Leave a Comment