Baixo desempenho escolar em crianças superdotadas

Baixo desempenho escolar em crianças superdotadas – Por que uma criança talentosa pode ter um desempenho escolar ruim?

Parece contraditório, certo? Que um menino ou uma menina tão inteligente tenha um desempenho tão baixo na escola … deve sempre ter uma nota brilhante por causa de sua capacidade intelectual! Mas a realidade é muito diferente e é que essas crianças, se não se sentirem motivadas, as passarão como fariam com qualquer outra criança; que seu desempenho acadêmico diminui porque eles não sentem a necessidade inata de melhorar ou superar a si mesmos.

Baixo desempenho escolar em crianças superdotadas

O baixo desempenho escolar ocorre quando o desempenho está abaixo do esperado de uma criança, considerando sua capacidade real. Há crianças superdotadas que trabalham abaixo do seu potencial, mas isso não significa que elas devam ter um desempenho ruim, porque elas podem se destacar em áreas fora da escola. Por exemplo, talvez não seja muito bom em linguagem, mas é incrível na música em uma atividade extracurricular, como tocar um instrumento musical.

Algumas crianças superdotadas podem ter muita motivação para se destacar fora da escola, mas o baixo desempenho é considerado um problema que deve ser abordado. Especialmente no ensino médio, uma vez que o baixo desempenho pode fechar as portas no futuro.

Os pais de crianças superdotadas geralmente ficam surpresos e desanimados quando seus filhos têm desempenho escolar ruim.  A chave para ajudar um aluno com baixo desempenho a ter sucesso é entender as causas do mau desempenho. Por que isso acontece?

Causas possíveis de mau desempenho

Baixo desempenho escolar em crianças superdotadas
Baixo desempenho escolar em crianças superdotadas

Problemas de aprendizagem

Embora pareça que isso não faz sentido, pode realmente acontecer que uma criança superdotada tenha algum tipo de problema ou desordem na aprendizagem. O que acontece é que é difícil de detectar porque, por ser tão inteligente, é capaz de compensar o problema, mas pode ter um baixo desempenho, porque não recebe o apoio escolar de que realmente necessita. Os pais devem descartar a possibilidade de isso acontecer com o filho, procurando características que definam o problema para identificá-lo ou que um profissional avalie corretamente.

O profissional que avalia a criança deve ter experiência em crianças superdotadas, a fim de abordar o problema de aprendizagem de forma mais eficaz.

Não se sinta desafiado

As crianças superdotadas não têm problemas intelectuais, mas podem “desistir” porque não querem se preocupar com o trabalho que têm que fazer na escola. Eles podem se sentir desmotivados ou que ninguém é capaz de desafiar sua mente o suficiente para ter essa motivação extra para seguir em frente. É necessário detectar uma criança talentosa a tempo de fornecer o apoio de que você precisa de maneira personalizada.

Depressão

As crianças superdotadas não estão imunes à depressão e aos efeitos dela. Eles podem estar deprimidos pelos mesmos problemas que podem causar depressão em todas as crianças, por exemplo, a morte de um membro da família ou de um animal de estimação, bem como problemas familiares, como o divórcio. As crianças superdotadas também são propensas à depressão existencial.

Como em todos os casos de depressão, as crianças superdotadas devem receber aconselhamento para ajudá-las a lidar e superar a depressão.

Motivação intrínseca

Uma das razões pelas quais os alunos se destacam é obter a recompensa que eles trazem: boas notas e elogios. No entanto, algumas crianças não são motivadas por essas recompensas externas. Eles são intrinsecamente motivados; o desejo de superação deve vir de dentro. Por essa razão, o trabalho que não é intelectualmente desafiador fará com que as crianças não se sintam intrinsecamente motivadas, ou seja, a motivação venha de dentro. A melhor maneira de motivar esse tipo de baixo desempenho é fornecer material desafiador, mas isso deve ser feito cedo.


Baixo desempenho escolar em crianças superdotadas

Fique sempre por dentro das nossas postagens e se gostou da postagem Baixo desempenho escolar em crianças superdotadas”, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA.