Novas Tecnologias no Letramento

Novas Tecnologias no Letramento: Embora seja unânime a ideia de que as tecnologias digitais de comunicação e informação devem estar cada vez mais integradas ao universo da aprendizagem infantil, essa implementação varia muito.

Os novos letramentos são definidos por uma tecnologia digital em constante modernização, mas não unicamente por ela. Surgem novos procedimentos, tais como clicar, cortar e colar, arrastar e os demais gestos feitos na tela através do toque.

Recomendamos também: Práticas de Leitura e Literatura Infantil.

Quanto à forma com que a tecnologia poderá se fazer presente nessas etapas infantis, podemos ilustrar pelo menos duas situações mais corriqueiras:

  • Tecnologia como meio de facilitar o ensino aprendizagem de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades.
  • Tecnologia como lugar em que novas práticas sociais, culturais e de linguagem se apresentam.

Atuar sob a perspectiva dos novos letramentos ou tomar a tecnologia como lugar em que novas práticas sociais, culturais e de linguagem têm espaço, não significa somente incluir novos gêneros ou usos de ferramentas no currículo, nem tampouco propor que as crianças façam o que já fazem fora da escola. As dimensões ética, estética e política precisam permear as atividades e discussões que seguirão em constante evolução.

Veja ainda: Psicomotricidade, Jogos e Recreação