Práticas de Leitura e Literatura Infantil

A literatura infantil pode ser analisada como uma excelente porta de entrada para o universo maravilhoso e profundo da leitura.

Para que seja possível entender a importância dessa literatura na formação da criança, é fundamental se voltar para a variedade de textos que a compõem: fábulas, contos de fadas, contos maravilhosos, mitos, lendas, adaptações de grandes clássicos da literatura mundial, parlendas, trava-línguas, adivinhas, além de textos autorais narrativos e poéticos.

Desta forma, temos um verdadeiro arsenal repleto de histórias, memórias, diversidade cultural, fantasia, encantamento e valores humanos a serem transmitidos aos novos indivíduos em seus primeiros anos de vida.

O primeiro contato das crianças com essa literatura se dá, de um modo geral, intermediado pela narração de um responsável, mas este nem sempre permite o contato físico delas com o livro, sobretudo quando são bebês ou crianças de colo.

O exemplo e o gesto são potentes educadores. Ler para uma criança, de qualquer idade, é fundamental para despertar a sua curiosidade pelo livro e pelas narrativas que ele guarda. Ler com elas também é essencial.

A leitura pode começar pela capa, quando o adulto a mostra para a criança e, juntos, eles a leem e imaginam como será essa narrativa. É possível suscitar as primeiras inferências com questionamentos como quem são os personagens da capa, qual a idade deles, se são irmãos ou amigos e etc. Logo no início da narração, é possível fazer inferências a partir do título da obra e levantar hipóteses sobre o que vai acontecer com os personagens.

Também é possível parar a narração no meio e tentar adivinhar o final, para depois verificar se houve acerto (ou então conversar sobre o final imaginado, se este era mais ou menos interessante que aquele dado pelo autor e por quais motivos). Inferência e levantamento de hipóteses são técnicas de compreensão, usadas ao longo da leitura de um livro para que essa atividade seja construída coletivamente, tornando-a dinâmica, envolvente e prazerosa.

Entretanto, ler ou contar histórias vai muito além de simplesmente dizer as palavras de um texto escrito ou oral. A narração, seja ela feita de memória ou lida, precisa mostrar que quem narra entende que uma história não é feita apenas de palavras escritas, mas de imagens articuladas numa narrativa capazes de nos transportar para outros mundos. O componente sonoro é fundamental. É preciso ter cadência e fluência. Ouvir e contar histórias, com ou sem o suporte de um livro, é uma arte atemporal.


KIT SÓ ESCOLA

  • de 800 atividades para alfabetização exclusivas e atualizadas pensadas e elaboradas por profissionais renomados.

O KIT CONTÉM:⁣⁣⁣⁣

?Alfabeto para Colorir ⁣⁣⁣⁣
?Atividades das Vogais ⁣⁣⁣⁣
?Caderno dos Pontilhados
?Caderno de Caligrafia ⁣⁣⁣⁣
?Caderno das Cores⁣⁣⁣⁣
?Textinhos para Leitura e Interpretação ⁣⁣⁣⁣
?Caderno de Desenhos⁣⁣⁣⁣
?Autoditado Ilustrado⁣⁣⁣⁣
?Fábulas para Leitura⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣
?Fichas com Família Silábica⁣⁣⁣⁣
?Fichas de Leitura Simples e Complexas
?Atividades com Sílabas Simples e Complexas⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣⁣
?Apostila de Matemática⁣⁣⁣⁣

São mais de 850 páginas de conteúdo em PDF

Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.

  • O kit é para crianças entre 1 a 10 anos de idade, mas também pode ser usado por crianças de outra faixa etária como um reforço do aprendizado. 
  • Pode ser usado também como um complemento escolar para reforçar a leitura e escrita, além de trabalhar com a motricidade fina.