Dicas para Desenvolver a Leitura das Crianças

Dicas para Desenvolver a Leitura das Crianças – Compartilhar uma breve leitura com um bebê, sussurrando palavras gentilmente acompanhadas de gestos, expressões e carícias, implica que, de alguma maneira, estamos iniciando a criança em um campo capaz de desenvolver toda a sua vida e que a ajudará a crescer e se desenvolver; falamos sobre o prazer da leitura. A criança pode não entender as palavras que escuta, mas pode perceber que algo está sendo dito, algo que vale a pena ser ouvido porque os outros são muito atenciosos e reagem com sensibilidade à medida que a narração avança. 

A leitura proporciona momentos agradáveis ​​para todas as idades e, desde o primeiro ano, é um ato de comunicação e socialização com as pessoas ao redor.

Por que uma história?

  • Por fortalecer a relação afetiva entre pais e filhos , sua leitura implica compartilhar momentos, poder falar e estar juntos.
  • Porque aumenta a capacidade de expressar e melhora a linguagem , com frases mais elaboradas do que aquelas comumente usadas.
  • Porque estimula a fantasia , habilidades de escuta e memória .

Como despertar sua curiosidade?

Com um pouco de paciência e o desejo de compartilhar momentos mágicos em que a sensibilidade sobre o que é lido está em plena floração; realmente não há segredos para realizar as primeiras leituras com crianças. Ficar animado com o que está acontecendo no texto, expressar o que os diferentes personagens podem sentir, rir quando algo engraçado é narrado, colocar uma cara de surpresa quando a situação exigir … estar juntos, finalmente, se divertindo, independentemente de sabermos que estamos instruindo e nos preparando para o futuro, pois isso é relegado a segundo plano para aproveitar cada momento.

Ideias que ajudam a motivar as crianças a ler
Ideias que ajudam a motivar as crianças a ler

Dicas para Desenvolver a Leitura das Crianças

Recomendações:

  1. Permitindo que a criança seja uma parte ativa na escolha da história, a biblioteca nos oferece outra maneira de abordar os livros.
  2. Não fique sobrecarregado quando a criança causar algum dano ao livro , o importante é que algo positivo seja extraído dele e apreciado com sua leitura.
  3. Encontre um local adequado e confortável para começar a ler, se possível, o mesmo local, longe de distrações excessivas.
  4. Use muito as inflexões da voz, mude o ritmo, o tom e o volume para atrair a atenção dos pequenos.
  5. Não se preocupe se você se distrair com outras coisas, seja paciente e continue lendo.
  6. Escolha os primeiros livros com base nas características da criança:
    • Até 6 meses: livros macios ou de tecido que você pode manusear com segurança, com ótimas ilustrações, cores brilhantes.
    • De 6 a 12 meses: livros de brinquedos, fáceis de manusear e com imagens realistas, onomatopeias ou músicas.
    • De 1 a 2 anos: textos, imagens de família e ações com as quais a criança pode se identificar começam a ganhar importância.
    • De 2 a 3 anos: livros de histórias sequenciados.
    • De 3 a 6 anos: livros mais extensos, com ilustrações, livros com diversos temas, com novas palavras e diferentes idiomas.

Você está buscando por livros infantis para leitura? Confira algumas sugestões aqui: LIVROS PARA DOWNLOAD.


Alunos que sabem ler sem entender

Mas como posso acelerar o processo de leitura e escrita do meu filho ou aluno?

Com o KIT SÓ ESCOLA seu filho ou aluno vai reforçar e/ou acelerar o processo de alfabetização. São centenas de atividades educativas lúdicas e atualizadas.

KIT SÓ ESCOLA foi desenvolvido por especialistas da área. Engloba um material super lúdico e atualizado, promovendo assim um aprendizado divertido para as crianças.

PARA QUEM É O KIT SÓ ESCOLA? Pode ser usado como um complemento escolar para reforçar a leitura e escrita, além de trabalhar com a motricidade fina.

RESULTADO NOS PRIMEIROS DIAS! Pode ser usado como um complemento escolar para reforçar a leitura e escrita, além de trabalhar com a motricidade fina.