Arte e Música no Contexto da Alfabetização

A música é uma arte constituída que tem como finalidade sincronizar a mistura de sons e ritmos. Além disso, ela também é considerada uma prática cultural a qual está presente em nosso cotidiano e que nos acompanha desde os primórdios da humanidade.

As demais formas de arte expressam culturas, emocionando e tocando a alma de qualquer indivíduo, podendo ser uma grande aliada no contexto da alfabetização, principalmente quando for associada à educação, como é o caso da alfabetização musical.

Veja também: Kit de Atividades Dislexia

Esse processo não se refere somente aquele processo que é lecionado em escolas de música, onde o aluno aprende às primeiras notas musicais, os símbolos, as partituras, os acordes e os compassos.

A alfabetização musical, em vias gerais, é o modo de usar a música para ensinar a uma criança ou até mesmo a adultos que estão dando seus primeiros passos para o aprendizado da escrita.

Através das artes aplicadas na alfabetização, os resultados podem ser imediatos. Além do mais, as aulas podem se tornar muito mais divertidas e interativas.

Muitas escolas infantis já tem adotado o método de alfabetizar seus alunos cantando canções simples de crianças, cantigas antigas de rodas infantis ou até mesmo de desenhos animados.

Através das canções é possível fazer com que as crianças identifiquem as primeiras vogais rapidamente. Através do ensino da arte, também é possível propiciar a habilidade de decifrar códigos, exercitando o conhecimento.