Psicomotricidade, Jogos e Recreação


É essencial que o profissional de educação infantil compreenda o desenvolvimento social, afetivo, psicomotor e cognitivo da criança.

Entretanto, é preciso considerar que este desenvolvimento se dá em ritmos distintos, de acordo com a história de vida da criança, e com as possibilidades oferecidas pelo seu meio, sem que variações nesse ritmo sejam vistas como “atrasos” ou “deficiências”.

É importante fazer com que a criança seja mais ativa, com maior possibilidade de expor suas ideias e não simplesmente o adulto selecionar a atividade e a criança apenas reproduzir.

Kit Alfabetização Só Escola

O responsável pode conduzir o processo pedagógico, mas sempre avaliando, ouvindo e observando as crianças, visando o seu desenvolvimento integral.

E a melhor forma para fazer isso é através dos jogos, onde a criança tem uma oportunidade de se desenvolver em todos os aspectos pois, ela experimenta, cria, reinventa e descobre.

Quanto mais lúdico for o ensino nessa fase, maior é o aprendizado da criança. Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a elas devem desenvolver habilidades específicas como coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal, a linguagem como forma de comunicação, etc.

Kit Só Escola Autismo



Kit Educação Especial
  • Deixe um Comentário