Alfabetização, Letramento e Prática Pedagógica

Ao longo dos anos, a alfabetização tem sido alvo de inúmeras controvérsias teóricas e metodológicas, exigindo que a escola e os profissionais da educação se posicionem com relação a elas.

É preciso bolar estratégias de acordo com o que está sendo discutido no meio pedagógico, a partir de suas reinterpretações e do que é pertinente ser feito dentro de sala de aula.

Essas mudanças nas práticas de ensino podem ocorrer tanto nas definições dos conteúdos programáticos a serem desenvolvidos, quanto na natureza da organização do trabalho pedagógico.

Como bem dissemos anteriormente, hoje o desafio é alfabetizar letrando. Na concepção atual, a alfabetização não precede o letramento pois os dois processos podem ser vistos como simultâneos, entendendo que no conceito de alfabetização estaria compreendido o de letramento e vice-versa.

A participação das crianças em experiências variadas com leitura e escrita, conhecimento e interação com diferentes tipos e gêneros de material, a habilidade de codificação e decodificação da língua escrita, implica numa importante revisão dos procedimentos e métodos para o ensino, uma vez que cada fase desse processo exige métodos diferenciados, pois cada grupo de crianças necessita de formas diferenciadas na ação pedagógica.B