Como escolher as primeiras leituras das crianças

Como escolher as primeiras leituras das crianças. Confira alguns critérios para escolher as primeiras leituras e livros para crianças.

Geralmente, o prazer das primeiras leituras nos marca para sempre. Mas, quando meninos ou meninas têm 6 ou 7 anos, a leitura ainda exige muito esforço. Como, então, eles podem gostar de ler? Propomos uma série de diretrizes para escolher as primeiras leituras de seus filhos, aquelas que servirão de base para o prazer da leitura.

Veja ainda: Dicas para ajudar as crianças a ler e 4 dicas para ajudar crianças inseguras.

Quais livros ler para crianças pequenas?

Sejam eles divertidos, tristes, surpreendentes ou os três ao mesmo tempo, boas histórias são o que nos atraem e não podemos mais parar. E isso acontece com a literatura infantil e a literatura comum.

Recomendamos – Livros para leitura e download em PDF:

Veja outros livros para download em: LIVROS.

Contos que atraem crianças

Mas, para ajudar uma criança que ainda está balbuciando um pouco, é melhor ter algumas referências. Por exemplo, cortar a história em capítulos curtos permite fazer uma pausa. Também não é conveniente que a história contenha muito vocabulário difícil, a menos que o contexto permita que ela seja entendida. E, acima de tudo, deve ser uma história que respeite o nível de maturidade da criança: assim ele desfrutará e estará ciente de seu crescimento.

Série de TV infantil

Em muitas coleções de primeiras leituras, existem personagens recorrentes que, assim como na série de televisão, reaparecem em cada nova aventura. A desvantagem dessas coleções é que a qualidade pode ser desigual. E é difícil exigir que um autor seja sempre brilhante. A vantagem é óbvia: o leitor está imediatamente em terreno familiar, reconhecendo imediatamente os diferentes personagens e o pano de fundo (fantasmas, piratas, princesas ). Dessa forma, você pode se concentrar mais na trama e tirar o máximo proveito do suspense, das brincadeiras e dos sentimentos.

O audiolivro pode ser uma boa alternativa

Se o aprendiz ainda acha difícil entrar em uma história e entendê-la de capa a capa, não há nada melhor do que ser ajudado por um suporte de som (CD ou texto baixado da Internet). Ouvir o texto permite que ele se aproprie da história e suavize as dificuldades. Algumas crianças gostam de ouvir a história enquanto seguem o texto do livro ou da revista. Outros o ouvem primeiro e depois leem no seu próprio ritmo: cada um ao seu gosto! As viagens de carro são a ocasião ideal: toda a família gosta de história e os mais jovens costumam ficar tão emocionados ao acessar as histórias dos mais velhos.

Quer aprender como e a importância de contar histórias para crianças?

Com o E-book de Contação de Histórias, você vai aprender um pouco sobre este universo. O e-book está dividido em capítulos, sendo ele:

1- Introdução;
2- A origem da literatura infantil;
3- As histórias infantis e a transmissão de valores;
4- Contos de fadas e o universo infantil;
5- Obra ideal e interação social;
6- A teoria sócio-histórica de Vygotsky;
7- Processo comunicativo e oralidade;
8- Clássicos da literatura infantil brasileira;
9- Conclusão

O e-book está com um super desconto especial de 20%, confira: