10 razões para ler uma história para crianças

A importância da leitura na educação infantil é muito grande.

Ela tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Por isso, desenvolver o hábito da leitura desde a infância é fundamental e a influência de pais e educadores nesse estágio é imprescindível.

Confira a seguir 10 razões para ler uma história para crianças:

1. As histórias ajudam a criança a resolver seus conflitos afetivos e aliviar sua angústia. Cada final feliz oferece conforto, esperança e confiança.

2. As histórias contribuem com experiências variadas que aumentam seu conhecimento da realidade e enriquecem sua maneira de pensar e moldar seus comportamentos.

3. Contos de fadas afastam pesadelos e medos noturnos. A criança ganha autoconfiança quando descobre que o protagonista foi capaz de derrotar o lobo ou a bruxa.

4. Era uma vez …. As histórias tradicionais têm um grande poder evocativo. Eles têm o poder de apresentar a criança a um mundo diferente.

5. Os pais que contam histórias aos filhos fortalecem seus laços emocionais com eles: a criança está ciente de que seus pais estão lá para dialogar, compartilhar suas fantasias , esclarecer suas dúvidas … estar com ele.

6. A história estimula a linguagem da criança e a coloca em contato com a linguagem literária, com mais cuidado do que a linguagem cotidiana. A história aumenta sua capacidade de entender e se expressar.

7. Livros com imagens, marcadores ou pictogramas provocam na criança o desejo de começar a ler.

8. Contar histórias promove sua atitude de escuta e memória.

9. Os contos populares que tratam de temas e costumes de nossa sociedade ajudam a criança a conhecer as tradições ancestrais .

10. No fio de nossas narrações, a criança pode inventar suas próprias versões, de acordo com sua fantasia. Dessa forma, também incentivamos sua criatividade.