Dicas para ajudar as crianças a ler

Estímulos para as crianças lerem! Conheça nossas dicas para ajudar as crianças a ler.

A leitura é um processo gradual que envolve muitos fatores fisiológicos, psicológicos e emocionais. Entre os truques para as crianças aficionadas que leem a estimulação de figuras, deve começar muito em breve. E o melhor e o pior é que depende em grande parte dos pais e até dos avós.

Como fazer as crianças gostarem de ler

escola , nesse aspecto e em muitos outros, será um colaborador eficaz, mas carece do poder estimulante dos pais e até dos avós e dos irmãos mais velhos. Ela tem 3, 4, 5 anos … Ela não sabe ler, mas gosta de histórias. O livro ainda é um brinquedo mágico que proporciona momentos agradáveis ​​para os adultos. Agora leia para o seu filho ou filha histórias cheias de ternura; histórias de animais, engraçadas ou tristes, com final feliz; aventuras de ogros e princesas que despertam sua imaginação e despertam seu desejo de descobrir o mundo da leitura. Sua voz transmitirá ao seu filho muito mais que uma história: a história se torna um fluxo único de afeto e fascínio.

Leitura para crianças

Felizmente, meninos e meninas acessam cada vez mais o mundo editorial. Livros e revistas fornecem informações, ajudam a desenvolver sua fantasia e inteligência e se comunicam com os outros. A oferta é abundante, mas a seleção deve ser cuidadosa. Existem livros com diferentes níveis de dificuldade que se adaptam às várias etapas da maturidade da criança: com desenhos grandes e simples, cores básicas e sem texto; com imagens mais complicadas, acompanhadas de simples palavras ou frases; com narrações de alguma complexidade …

Existem também livros projetados para estimular os diferentes órgãos dos sentidos: com páginas de diferentes texturas para tocar e sentir; com sons, cheiros, relevos, cortes e adesivos; feitos de tecido, papelão ou plástico … Todos eles têm algo em comum: seu valor brincalhão e estimulante e seu grande poder motivador. Além dos livros, qualquer material que facilite o contato com a leitura é útil , como jogos para começar a aprender as letras; peças para encaixar e dominós que estimulam sua observação; quebra-cabeças com peças grandes que favorecem sua capacidade discriminatória ou CDs projetados para os mais pequenos.

Você é um bom contador de histórias?

– Mantenha uma consulta regular com o menino e a menina e leia. O melhor momento, à noite, antes de adormecer.

– Não corte a narração. As crianças precisam conhecer o começo, o desenvolvimento e o fim da história para entender a estrutura. 

– Não lembre à criança que ela terá que aprender a ler para estudar.   Não esfarele a história com explicações ou perguntas excessivas sobre o texto. Magia está desaparecendo. 

– Melhorar a conversa que a história provoca é de grande interesse para a criança. 

– Transmitir entusiasmo ao ler: uma história lida com certa teatralidade capta a atenção da criança: mudanças de voz, gestos …

– Deixe as crianças manipularem as histórias , folheiem, investiguem, olhem as ilustrações, nos digam o que veem … 

– As rimasenigmas e trava-línguas têm muita musicalidade e as divertem.

– A seleção de livros é muito importante: ilustrações, temas, papel … Mas acima de tudo, eles são adequados à idade.

– Não esqueça que, em qualquer idade, a leitura é um prazer compartilhado .

10 razões para ler uma história para crianças

1. As histórias ajudam a criança a resolver seus conflitos afetivos e aliviar sua angústia. Cada final feliz oferece conforto, esperança e confiança.

2. As histórias contribuem com experiências variadas que aumentam seu conhecimento da realidade e enriquecem sua maneira de pensar e moldar seus comportamentos.

3. Contos de fadas afastam pesadelos e medos noturnos. A criança ganha autoconfiança quando descobre que o protagonista foi capaz de derrotar o lobo ou a bruxa.

4. Era uma vez …. As histórias tradicionais têm um grande poder evocativo. Eles têm o poder de apresentar a criança a um mundo diferente.

5. Os pais que contam histórias aos filhos fortalecem seus laços emocionais com eles: a criança está ciente de que seus pais estão lá para dialogar, compartilhar suas fantasias , esclarecer suas dúvidas … estar com ele.

6. A história estimula a linguagem da criança e a coloca em contato com a linguagem literária, com mais cuidado do que a linguagem cotidiana. A história aumenta sua capacidade de entender e se expressar.

7. Livros com imagens, marcadores ou pictogramas provocam na criança o desejo de começar a ler.

8. Contar histórias promove sua atitude de escuta e memória.

9. Os contos populares que tratam de temas e costumes de nossa sociedade ajudam a criança a conhecer as tradições ancestrais .

10. No fio de nossas narrações, a criança pode inventar suas próprias versões, de acordo com sua fantasia. Dessa forma, também incentivamos sua criatividade.