Aprendizagem, Artigos Educacionais, Crianças, Pais e Filhos

Problemas de aprendizagem em crianças


Problemas de aprendizagem em crianças: Descubra alguns indicadores de problemas de aprendizagem.

Cada criança tem seu próprio ritmo e estilo de aprendizado. No entanto, algumas vezes, algumas crianças têm dificuldade em aprender a escrever, têm problemas em falar ou não entendem bem números e letras, enquanto o resto das crianças da sua idade já o fazem. Nestes casos, é provável que seja um problema de aprendizagem, um transtorno que afeta 1 em 10 crianças em idade escolar. 

Em geral, são crianças com inteligência normal que não têm problemas visuais ou auditivos, que se esforçam para seguir as instruções e se comportar bem, tanto em casa como na escola. No entanto, eles têm dificuldades para capturar e processar certos tipos de informação, principalmente conteúdo escolar.

5 sinais que indicam problemas de aprendizagem

1. Dificuldade em entender e seguir instruções ou realizar determinadas tarefas

Frequentemente, as crianças com dificuldades de aprendizagem são incapazes de compreender instruções relativamente simples e executar as tarefas correspondentes, atividades que os seus pares poderiam executar facilmente. Eles também tendem a ter dificuldade em lembrar o que acabaram de ouvir e, quando perguntados sobre alguns detalhes, acham muito difícil responder, é como se ficassem com uma mente vazia.

2. Problemas para dominar as habilidades básicas de ler, escrever e calcular

As crianças com problemas de aprendizagem não podem ler fluentemente, alterar e omitir letras ou palavras e achar difícil soletrar. Além disso, eles apresentam alterações na escrita, o mais usual é que eles mudam ou invertem os traços das letras e até mesmo acham difícil escrever dentro das linhas do caderno. Também é comum que eles tenham problemas para obter contas, memorizar a tabela de multiplicação e resolver problemas que envolvem um certo nível de complexidade.

Também recomendo:

Problemas de aprendizagem
Problemas de aprendizagem

3. Dificuldades na aquisição de novos conhecimentos

Em muitos casos, os problemas de aprendizagem são descobertos porque a criança tem dificuldade em assimilar os assuntos ensinados na escola e é difícil para ele memorizar novos conteúdos. De um modo geral, é difícil para ele entender novos procedimentos e entender as relações entre diferentes fenômenos.

4. Falta de coordenação para realizar tarefas simples

Uma das características que distingue crianças com problemas de aprendizagem é a dificuldade em realizar atividades simples que exigem boa coordenação motora, como tirar o lápis corretamente ou amarrar cadarços. Em alguns casos, esse problema se torna mais evidente quando praticam esportes como natação e ciclismo.

5. Tendência à irritação e frustração

Crianças com deficiências de aprendizado muitas vezes têm problemas em lidar de forma assertiva com seus estados emocionais, de modo que muitas vezes desabafam a raiva. O principal problema reside no fato de que esses pequenos sabem o que querem alcançar, mas quando não conseguem, sentem-se frustrados e irritados. Quando esse sentimento é mantido ao longo do tempo, pode causar danos à sua auto-estima.

Para concluir, deve-se salientar que, na maioria dos casos, os psicólogos recomendam esperar um tempo razoável antes de fazer um diagnóstico definitivo e colocar a criança em um rótulo que levará de uma escola para outra. De fato, às vezes , esses sintomas não se devem a um problema de aprendizado, mas respondem a um revés no desenvolvimento,uma situação que é resolvida quando as causas que o originaram desaparecem.

No entanto, se as deficiências persistirem, é aconselhável consultar um especialista, que fará uma avaliação e fornecerá as ferramentas mais adequadas para lidar com essa dificuldade. É importante enfatizar que a criança com problemas de aprendizagem, muitas vezes só precisa de um pouco mais de tempo para aprender e uma educação mais personalizada.


Veja ainda:

Problemas de aprendizagem

Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

 Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA


2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange