A importância da creche

A importância da creche: Conheça as principais vantagens de ir ao jardim de infância.

Os primeiros três anos de vida são cruciais no desenvolvimento da criança. Nesse período, ele aprende a ficar de pé e a andar, a sentar-se adequadamente, a interagir com os outros, a se comunicar e a desenvolver habilidades cognitivas básicas. Obviamente, a criança não consegue esses avanços por conta própria, ele o faz com a ajuda de seus pais.

Posteriormente, a fim de continuar seu desenvolvimento, a criança precisará se inserir na escola, um espaço no qual ele não só encontrará profissionais que irão educá-lo, mas também será capaz de interagir com crianças de sua idade. Esse novo ambiente estimula outras capacidades, não apenas cognitivamente, mas também social e emocionalmente.

Infelizmente, ainda há pais que questionam a eficácia da creche e acham que é um lugar onde as crianças simplesmente se divertem e onde aumentam as chances de adoecer. No entanto, deve-se salientar que os benefícios relatados pelo berçário superam de longe quaisquer desvantagens que possam ser atribuídas a ele.

A importância da creche: Por que você deve levar seu filho ao jardim de infância?

É verdade que na escola maternal a criança vai passar grande parte do dia de jogo, mas este não é um jogo qualquer, como pode se desenvolver em casa, mas jogos educativos que melhoram suas habilidades motoras e estimular o seu desenvolvimento psicológico e social. De fato, durante os primeiros anos de vida, o jogo é a principal fonte de aprendizado para as crianças e a melhor maneira de descobrir o mundo.

As principais vantagens de ir para a creche são:

  • Criar novos espaços de interação com crianças da mesma idade e com grupos contemporâneos que potencializem seu desenvolvimento.
  • Incentiva a comunicação verbal e extraverbal através de brincadeiras e outras atividades em grupo.
  • Fortalece os laços afetivos com as pessoas e estimula a empatia, fazendo com que a criança abandone o egocentrismo típico dos primeiros anos de vida.
  • Contribui para a conquista da independência e autonomia infantil, bem como para a formação de hábitos de vida bem estruturados.
  • Estimula o autocontrole emocional e a assertividade na resolução de conflitos. De fato, a creche é o lugar onde a semente da Inteligência Emocional cresce.
A importância da creche
A importância da creche
  • Fortalece a auto-estima e a autoconfiança da criança, à medida que ela se torna mais independente e adquire novo aprendizado.
  • Desenvolve habilidades motoras, principalmente através de jogos e desenho. Além disso, também estimula a coordenação motora dos jogos que envolvem habilidades físicas.
  • Ensine a criança as regras básicas de coexistência e respeito pelos outros, bem como as regras e limites que devem ser cumpridos.
  • Ele desenvolve sua criatividade e imaginação, fundamentalmente através de histórias e dramatizações.
  • Favorece o desenvolvimento da linguagem e a aquisição de novas palavras, que ampliam consideravelmente o vocabulário da criança.
  • Aumenta a aquisição de habilidades cognitivas complexas e estimula o desenvolvimento do pensamento.

Vale a pena esclarecer que é normal que tenha dúvidas e que, na sua ânsia de proteger o seu filho, queira adiar o mais possível a separação, mas lembre-se que, mais cedo ou mais tarde, terá de entrar na escola. Tenha em mente um estudo realizado por pesquisadores do Institut CIIMU, segundo o qual, as crianças que frequentam a creche não apenas apresentam um desempenho melhor durante o ensino fundamental, mas também no ESO. Esta pesquisa revelou que as crianças que receberam educação precoce (vão ao berçário antes dos 3 anos), têm uma pontuação média maior entre 1,65 e 1,27 pontos.


A importância da creche

Se gostou da postagem, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixe um comentário aqui em nosso site com sua opinião e sugestões para outras postagens.

 Curta e Compartilhe com seus amigos: @SÓ ESCOLA