Tabela de rotinas diárias para crianças

Tabela de rotinas diárias para crianças: Tabela de rotinas diárias para crianças em casa, ideal mesmo em idades iniciais! Excelente sugestões para pais e filhos.

As rotinas são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Bem estruturados, definem as diretrizes que as crianças devem seguir durante o dia, ajudam-nas a dar uma ordem lógica às atividades e a automatizar certas tarefas.

 Na verdade, demonstrou-se que as crianças que possuem rotinas bem estruturadas mostram um melhor desenvolvimento psicológico a longo prazo e amadurecem antes do resto de seus pares.

Veja Também: 

Tabela de rotinas diárias para crianças

5 vantagens de implementar rotinas em uma idade precoce:

1. Eles fornecem segurança

As rotinas geram sensação de segurança e confiança nas crianças. Demonstrou-se que as crianças que seguem as rotinas diárias tendem a ser mais confiantes, a confiar mais no resto das pessoas e a perceberem o mundo com maior otimismo, em comparação com aqueles que não seguem as rotinas. O que acontece é que quando os pequenos repetem a mesma tarefa todos os dias, eles desenvolvem a capacidade de prever eventos, o que faz com que eles tenham algum controle sobre o meio ambiente e transmitem segurança.

2. Estimulam a independência

Aprender a seguir certas rotinas é um excelente exercício para estimular a independência e autonomia infantil. Cada vez que a criança automatiza uma tarefa, ele se torna mais independente de seus pais quando ele começa a desenvolver suas próprias habilidades. Na verdade, um estudo realizado na Universidade de Washington revelou que as crianças que aprendem a seguir rotinas em uma idade adiantada tornam-se mais independentes, em comparação com aqueles que não seguem rotinas ou aprendem a segui-las em uma idade posterior.

3. Facilitam a comunicação familiar

Pode ser árduo para os pais lembrarem constantemente a seus filhos de tudo o que precisam fazer. Além disso, a longo prazo, isso pode se tornar um motivo de conflito familiar. Por outro lado, se as crianças tiverem estabelecido certas rotinas e as cumprirem, eles estarão tirando uma carga pesada de seus ombros de seus pais, ao mesmo tempo que se sentem mais livres.

4. Aumentam o senso de responsabilidade

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Stanford descobriu que as crianças que seguem rotinas desde uma idade precoce tendem a ser mais responsáveis ​​e organizadas na escola, o que afeta favoravelmente seu desempenho acadêmico. O que acontece é que, quando as crianças aprendem a seguir as rotinas, eles desenvolvem um maior compromisso com as tarefas diárias, começam a estar mais atentos aos comportamentos e a assumir a responsabilidade por suas ações.

5. Eles favorecem o desenvolvimento emocional

Os especialistas do centro sobre as bases sociais e emocionais da aprendizagem precoce garantem que a rotina gera um impacto positivo no desenvolvimento emocional das crianças. Isso ocorre porque as rotinas organizam a vida dos mais pequenos e proporcionam-lhes uma maior sensação de segurança, que, a longo prazo, se traduz em melhor autocontrole e maior autoconfiança. Além disso, as rotinas ajudam as crianças a entender melhor o que é esperado delas e ajudá-las a inserir-se no meio de forma mais adaptável.


Tabela de rotinas diárias para crianças: Como ensinar as crianças a desenvolver rotinas?

A chave para ensinar as crianças a desenvolver suas rotinas é motivá-las a repetir as mesmas tarefas diariamente. Com a passagem do tempo, eles automatizarão cada passo e, eventualmente, aprenderão a fazê-los sozinhos. Para facilitar o processo, você também pode usar diferentes métodos educacionais, como a tabela de rotinas para crianças.

É uma tabela muito simples que consiste em diferentes colunas: por um lado, os dias da semana estão incluídos e, por outro lado, as rotinas principais que as crianças devem seguir, como limpeza, café da manhã, escovar os dentes e comer. No centro da mesa, onde as colunas se cruzam, aparecem pequenos quadrados brancos, onde a criança deve fazer uma marca todos os dias após cumprir a rotina correspondente.

No final da semana e tendo completado todas as rotinas sem que você tenha que lembrá-las, você pode dar-lhes um pequeno presente, para motivá-los a continuar.

Não deixe de ver: As vantagens de envolver crianças em tarefas culinárias

Tabela de rotinas diárias para crianças: Mural de Tarefas Infantis

Fonte: soumae.org

Tabelas de Tarefas para crianças e por idade.

Tabela de rotinas diárias para crianças em casa - Idade Iniciais.