Atividades para desenvolver habilidades motoras finas

Atividades para desenvolver habilidades motoras finas: Quando falamos de movimentos motores finos, nos referimos ao desenvolvimento e uso dos músculos dos dedos e das mãos. É algo que, como acontece com os adultos, as crianças não pensam demais. 

Mas quando você é pai, é algo que você pensa, especialmente quando percebe que há muito o que fazer e que as crianças devem melhorar pouco a pouco.

Quando as crianças têm problemas no desenvolvimento de movimentos motores finos, é necessário realizar atividades para praticar os movimentos e, se não houver problemas, também é bom praticar essas atividades quando as crianças são pequenas para melhorar ainda mais suas habilidades. Desta forma, os músculos pequenos da mão das crianças serão melhor desenvolvidos.

O bom é que existem muitas maneiras divertidas de trabalhar com as mãos, sem que seja algo que parece tedioso para as crianças. Você pode melhorar as habilidades motoras finas sem ter que ir à terapia com a criança e sem ter que pagar um profissional para fazê-lo por você. Além disso, você pode se divertir com seu filho e ter um bom tempo ao seu lado, enquanto você aprimora suas habilidades.

Veja Também: Ideias para trabalhar a coordenação motora, espacial e visual

Atividades para desenvolver habilidades motoras finas

Se você está olhando para ajudar a desenvolver o movimento motor fino da sua criança ou simplesmente procura atividades mais divertidas para fazer com seus filhos, não perca essa pequena seleção para se divertir com sua pequena.

Faça pulseiras ou colares com grânulos

Quando pequenas contas são enfiadas para fazer pulseiras ou colares, as crianças adoram e também se divertem ao seu lado. Além disso, esta atividade funciona muito bem para o desenvolvimento de habilidades motoras finas. Você só precisará de contas de tamanhos diferentes e qualquer fio ou corda que seja resistente e que você possa colocar as contas com uma pequena mão de uma criança ou uma menina pequena / a.

Jogue com plastilina

Qual criança não gosta de jogar com massa de jogo? Além de aumentar a imaginação, argila também funciona habilidades motoras finas. Jogue com plastilina, domando as mãos, espremendo as diferentes cores umas com as outras (embora, finalmente, a plastilina seja marrom …), tudo isso faz com que as crianças façam força com as mãos. Ao brincar com plastilina, eles estão se divertindo e nem sequer percebem que as habilidades motoras estão funcionando. E você também terá um ótimo momento!

Confira também: 19 ideias para trabalhar Coordenação Motora Fina.

Pinte com os dedos

A pintura com os dedos não é uma atividade que costuma ser feita nas escolas infantis apenas porque. É uma ótima atividade que, além das crianças adoram, eles estarão trabalhando muito mais do que parece habilidades motoras finas, a pintura manual é uma ótima ferramenta de aprendizado! Os músculos da mão enquanto pinta com os dedos estão fazendo um excelente treino, enquanto os pequenos fazem ótimas obras de arte. Aproveite as tardes de arte em casa!

Classifique as rochas

As crianças gostam de brincar com pedras e areia, algo que você pode aproveitar para que os pequenos possam se divertir. Se você tem um parque perto de sua casa, é uma boa idéia ir com freqüência. As crianças podem cavar e procurar rochas pequenas e também de tamanhos diferentes. Assim, eles podem classificar as pedras em pequenas, médias ou grandes. Além de funcionar, as habilidades motoras finas também estarão funcionando do tamanho das coisas.

Estas são algumas atividades que você pode fazer com seus pequenos para trabalhar habilidades motoras finas e também ter um grande momento juntos. Como se isso não bastasse, você também estará aproveitando o tempo de qualidade familiar.

Veja Mais em: Coordenação Motora: Ensine a usar o lápis corretamente com o movimento de pinça, apenas com um pregador


Atividades para desenvolver habilidades motoras finas.

Fonte do site ETAPA INFANTIL – Traduzido por – SÓ ESCOLA.