Tarefas: o que seu filho pode fazer por idade

Tarefas que seu filho pode fazer e idade: Se você já parou para pensar em que momento poderia pedir para o seu filho contribuir com algumas tarefas de casa, saiba que essa ajuda pode começar mais cedo do que imagina. Mesmo com pouca idade, a criança já possui capacidade motora suficiente para desempenhar uma série de atividades. E isso é importante para ela, pois, quando é incluída em tarefas domésticas, passa a participar da dinâmica familiar e percebe como as atividades feitas pelos pais são difíceis, valorizando mais esses momentos.

Mas, claro, tudo tem o tempo certo. Por isso, se você quer ter a companhia do seu filho para algumas tarefas, saiba que é preciso respeitar o desenvolvimento dele.

Veja também: HABILIDADES INFANTIS COTIDIANAS

E o mais importante: que esse momento seja gostoso para a criança (e para você, que acabou de ganhar um parceiro para ajudá-la um pouquinho). Abaixo, uma lista sobre a melhor época para ele começar a desempenhar cada atividade. Inspire-se!

Tarefas que seu filho pode fazer e idade

2 anos

Uma das melhores maneiras de introduzir a criança nas tarefas de casa é por meio daquilo que está mais perto dela no momento, ou seja, os brinquedos. Sente-se ao lado de seu filho e arrume-os por tipo, tamanho ou cor, fazendo com que a própria atividade se torne uma brincadeira. Aos poucos, ele vai entender o conceito de organização.

3 e 4 anos

Nessa faixa etária, você já pode incentivar o seu filho a arrumar a mochila da escola e levar o prato de comida até a pia. Você também pode pedir para que ele ajude-o a organizar alguns objetos da casa – levando-os ao lugar certo e colocando dentro de um armário (sempre com sua supervisão nesse momento, claro!). Pode ser o par de sapatos ou roupas, por exemplo.

De 5 a 7 anos

Aqui a criança já começa a entender melhor as noções de responsabilidade e cuidado. Então, você pode orientá-la a esvaziar o lixo do banheiro, por exemplo, sem que ela espalhe tudo no chão ou queira pegar algo de dentro do cesto. Seu filho pode ainda tentar arrumar a cama e dobrar algumas roupas. Outra tarefa que você pode delegar – e que ele vai adorar – é a de regar as plantas.

Acima de 8 anos

Nesta idade, seu filho já tem mais habilidades motoras e é capaz de desempenhar algumas funções maiores sem cometer acidentes (como derrubar e quebrar objetos). Ele consegue ajudar a arrumar a mesa para as refeições, a carregar as compras do supermercado e a limpar o quarto. Da mesma forma com que acontece com a planta, a criança pode ajudar a cuidar de um animal de estimação. Com mais alguns anos, pode até ajudar a cuidar de um irmão mais novo.

Fontes: Luiz Guilherme Araújo Florence, pediatra; Léa Albertoni, diretora da Escola Paulistinha, mantida pela Unifesp (SP), e Tânia Shimoda Sakano, pediatra

Por: Elisa Feres
Revista Crescer


Tarefas que seu filho pode fazer e idade
Tarefas que seu filho pode fazer e idade

DICAS PARA FAZER SEU FILHO AJUDAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS

1 – Descubra o que eles gostam de fazer 

Permita que eles escolham o que mais se identificam.”Dar certa liberdade aos filhos e elogiar sempre o trabalho deles é fundamental para alcançar o objetivo e principalmente para uma relação harmoniosa”, alertou Reibscheid.

2- Trace uma rotina

A rotina da casa e da família é o que faz com que tudo se organize melhor. Estipular horários para obrigação e para o lazer pode evitar que a criança ou o adolescente se sinta perdido ou sobrecarregado.

Não deixe de ver: tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade

3 – Mostre possibilidades

Lavar ou secar a louça costuma ser o grande fantasma para os filhos. Opte por mostrar outras possibilidades a eles como ensinar a preparar um prato que a família consuma com frequência. Assim você pode estipular que, naquele dia da semana, quem cuida do almoço é ele.

4 – Brinquedos espalhados

Quanto aos brinquedos existe uma técnica que funciona muito bem. Brincou, guardou. Os pais podem até ajudar no caso de crianças menores, mas é importante que elas aprendam que após o uso tudo deve voltar ao seu lugar.

5 – Roupas pela casa

Um dos maiores incômodos dos pais é quando os adolescentes deixam roupas espalhadas pela casa. Uma dica para estimular a arrumação é exatamente o oposto da organização: experimente deixá-las exatamente no mesmo lugar! Isto serve para que seu filho não tenha mais o que vestir quando for necessário. Assim que chegar o momento, ele mesmo falará sobre o assunto e dará abertura para uma boa conversa.

Por Thamirys Teixeira


Se gostou da postagem “Tarefas que seu filho pode fazer e idade., deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no FACEBOOK: @SÓESCOLA