Atividades que mais tomam tempo do professor

Atividades que mais tomam tempo do professor: Se você é professor, gestor educacional ou coordenador pedagógico com certeza já teve a sensação de que o tempo passa voando, de que as aulas terminam, o sinal toca e ainda ficou mais da metade das suas tarefas para concluir. Provavelmente, já olhou para o calendário e teve a sensação de ansiedade crescendo no peito, e na sua mente a certeza de que precisa de pelo menos o dobro do tempo para dar conta de todo o conteúdo do planejamento pedagógico.

O trabalho de educar é desafiador, dar aulas definitivamente não é apenas ficar numa sala de aula cheia de alunos por 50 minutos e ditar uma lição. O professor corre contra o tempo e precisa administrar toda uma rotina que a maioria das pessoas não percebem, mas que tomam tempo dentro e fora de sala de aula.

Os professores planejam aulas, corrigem as provas e as tarefas, reúnem-se com a direção e os pais de alunos e muitas outras atividades “invisíveis” para a maioria que não conhece os bastidores de uma instituição escolar.

Não deixe de ver: Rede social para professores disponibiliza 300 mil planos de aula

Sem esquecer de mencionar os profissionais que trabalham em 2, 3, 4 lugares diferentes para ter uma renda razoável e precisam driblar o trânsito para se deslocar entre uma escola e outra, e administrar todas as urgências e rotina de cada instituição, e nos intervalos sua vida pessoal!

Se todas estas atividades não forem bem administradas, o professor não consegue cumprir seu principal papel por falta de tempo ou por já estar exausto, muito menos lhe sobra tempo para ter uma vida fora dos muros da escola.

Pensando na rotina desse profissional, nas atividades que tomam mais tempo do professor, preparamos um guia com dicas para minimizar o impacto negativo e com isso aproveitar melhor o tempo em sala de aula e fora dela.

Confira as dicas que preparamos para o professor:

3 atividades que tomam mais tempo do professor segundo a pesquisa Talis

Atividades que mais tomam tempo do professor
Atividades que mais tomam tempo do professor

Em 2013, um estudo realizado pela Talis* revelou que os professores brasileiros estão entre os que passam o maior número de horas por semana ensinando. São 25 horas semanais, 6 horas a mais do que a média dos 34 países pesquisados.

A pesquisa revelou que os professores brasileiros gastam 20% do tempo de aula na manutenção da ordem em sala. Essa média, nos países pesquisados é de 13%.

*Talis – A Pesquisa Internacional sobre o Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey) coleta dados comparáveis internacionalmente sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas. Fonte: INEP. Acesse a pesquisa Talis na íntegra pelo site do INEP.

No restante do tempo o professor brasileiro, segundo a pesquisa Talis, está resolvendo problemas burocráticos (13%) e por fim ministrando conteúdo(67%).

Atividades que mais tomam tempo do professor na sala de aula

Dentro de sala de aula, além de ministrar o conteúdo, o professor precisa administrar o tempo com burocracia e manutenção como: fazer chamada, apagar o quadro, distribuir atividades, recolher tarefas e exercícios. E ainda têm que lidar com o tempo perdido com indisciplina, investir tempo para engajar os alunos e para nivelar alunos com defasagem.

3 Atividades que mais tomam tempo do professor fora da sala

A pesquisa Talis não revelou muito sobre os bastidores fora de sala de aula, mas o professor investe muito de seu tempo para estudar, para preparar aulas, para correção de exercícios e correção de provas e também para atividades da instituição escolar. Veja os detalhes de como o professor distribui seu tempo entre as atividades abaixo:

Tempo do professor para preparar uma aula

Antes de o professor ministrar uma aula, ele precisa prepará-la, certo? Para ministrar uma aula de 50 minutos um professor dedicado leva em torno de duas a três horas no seu preparo, que envolve atividades como leitura do material de apoio, resumo, preparo de exercícios, preparo de uma apresentação para data show etc.

Mesmo se considerarmos que os temas se repetem nos semestres, os professores precisam revisar o conteúdo, atualizá-lo, reler textos e planejar coisas novas.

Seguindo esse raciocínio, para cada 8 horas de jornada de um professor, ele investe em media 24 horas no preparo.

Veja também:

Tempo do professor para corrigir provas e atividades

A cada bimestre e final de semestre letivo o professor enfrenta a maratona de aplicar provas e de corrigi-las depois fora do horário da aula.

Um professor investe cerca de 15 minutos para corrigir bem uma prova mais estruturada e cerca de 8 minutos para uma prova mais curta.

Considerando isso, por exemplo, se um professor tiver 100 alunos num semestre, são 1500 minutos ou 25 horas por prova ou no mínimo 14 horas de correção para provas mais curtas. Se o professor precisar aplicar pelo menos 3 avaliações no semestre, serão no mínimo 42 horas dedicadas só para esta atividade.

Tempo do professor para outras atividades acadêmicas

Fora da sala de aula os professores participam de diversas atividades acadêmicas, que envolvem reuniões pedagógicas, reuniões com pais, eventos da escola, orientação de alunos, participação de bancas, projetos de extensão, pesquisas, escrevendo e publicando artigos, preenchendo documentos e relatórios, estudando etc.

Fonte: Canal do Ensino

O Canal do Ensino é um Portal dedicado a educação, que está no ar desde janeiro de 2012.


Se gostou da postagem “Atividades que mais tomam tempo do professor., deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.

Curta nossa página no FACEBOOK: @SÓESCOLA