Artigos Educacionais, Crianças, Dicas, Filhos, Montessori, Pais e Filhos

A Tabela Montessori: tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade


Nesta postagem trago para vocês a Tabela Montessori: descubra quais as tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade.

Como sempre acontece na educação, existem partidários fiéis e detratores da pedagogia de Maria Montessori. Muitos afirmam que a educação, como está estruturada hoje, não vê como viável a metodologia da famosa educadora italiana do século XIX e início do século XX. Para ela, a escola não é apenas um espaço para um professor transmitir conhecimentos de forma direta. Maria Montessori argumentou que a criança irá desenvolver suas próprias habilidades, de uma forma mais livre, a partir de materiais de ensino especializados.

As salas de aula teriam alunos de diferentes idades, onde as próprias crianças seriam livres para escolher o material com o qual querem trabalhar e expandir suas habilidades de forma mais independente. Eles próprios definiriam seus ritmos de aprendizagem de acordo com suas particularidades, envolvidos sempre em um contexto menos rígido, onde as lousas não seriam tão importantes e as crianças teriam a liberdade de movimento na sala de aula.

A perspectiva pedagógica de Maria Montessori teve um impacto global e renovou muitos métodos educativos realizados até então, a ponto de “chocar” os setores do ensino clássicos e mais conservadores.

Hoje, este método que enfatiza, acima de tudo, a liberdade de aprendizagem e a responsabilidade do próprio aluno no processo de aquisição de novos conteúdos, não é apreciado na maioria das instituições. Podemos encontrar este método em algumas escolas particulares onde são trabalhadas muitas dessas estratégias interessantes, mas a pedagogia de Montessori não é o pilar da nossa educação atual (pelo menos não no Brasil).

Agora, neste ponto, você pode se perguntar: Onde foi parar o papel das mães e dos pais na educação dos filhos? Era importante? Era e continua sendo vital. O apoio, a orientação e o cuidado dos pais são fundamentais para educar crianças felizes, adultos independentes e boas pessoas no futuro.

A seguir, deixamos 15 dos princípios enunciados por Maria Montessori.

  1. Lembre-se sempre de que a criança aprende com o que está ao seu redor. Seja seu melhor modelo.
  1. Se você critica muito o seu filho, a primeira coisa que ele aprende é julgar.
  1. Por outro lado, se você o elogia regularmente, ele vai aprender a valorizar.
  1. O que acontece se você mostrar a sua hostilidade à uma criança? Ela vai aprender a brigar.
  1. Se for ridicularizada com frequência, a criança se tornará uma pessoa tímida.
  1. Ajude seu filho a crescer se sentindo seguro em todos os momentos, e ele aprenderá a confiar.
  1. Se você menospreza o seu filho frequentemente, um sentimento muito negativo de culpa irá se desenvolver nele.
  1. Faça seu filho ver que as ideias e opiniões dele são sempre aceitas, assim, ele se sentirá bem consigo mesmo.
  1. Se a criança vive em uma atmosfera onde se sente cuidada, integrada, amada e necessária, aprenderá a encontrar o amor no mundo.
  1. Não fale mal de seu filho nem quando ele está perto e nem quando está longe.
  1. Concentre-se no fato de que seu filho está crescendo e se desenvolvendo da melhor forma possível. Valorize sempre o lado bom da criança, para que nunca haja espaço para o mal.
  1. Sempre ouça ao seu filho e responda quando ele se aproximar de você com uma pergunta ou um comentário.
  1. Respeite seu filho, mesmo que ele tenha cometido um erro. Apoie-o e corrija-o, agora ou talvez um pouco mais tarde.
  1. Você deve estar disposto a ajudar seu filho se ele estiver a procura de algo, mas também deve estar disposto a deixá-lo encontrar as coisas sozinho.
  1. Quando falar com o seu filho, faça-o sempre da melhor maneira. Ofereça a ele o melhor que há em você.

A Tabela Montessori: descubra quais as tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade

Todos nós queremos que os nossos filhos se tornem adultos responsáveis e educados. No entanto, a maioria dos pais passa o dia a limpar a bagunça de suas crianças. Se elas não forem ensinadas desde muito cedo a ajudar nas tarefas, dificilmente o farão quando crescerem.

Ainda hoje muitos pais seguem as ideias de Maria Montessori  para educar com sucesso as crianças usando a lógica, o bom senso e a calma. Assim, os filhos conseguem desenvolver uma personalidade harmoniosa e equilibrada.

Para conseguir isso, a escola Montessori criou uma tabela de tarefas de acordo com a idade de cada criança.

A maioria são afazeres domésticos. O cumprimento destas tarefas irá ajudar os mais pequenos a desenvolver o seu pragmatismo, habilidades motoras e experiência sensorial, fazendo-os sentir úteis e importantes:

(ATUALIZAÇÃO: TABELA CRIADA POR BLOG DA DIIIRCE) 

A Tabela Montessori: descubra quais as tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade
A Tabela Montessori: descubra quais as tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade (Está tabela foi criada pela BLOG DA DIIIRCE)

Atualização: ESTÁ TABELA FOI RETIRADA DO BLOG DA DIIIRCE e criada por ela !!!

“Quando uma criança se sente confiante, ela deixa de buscar a aprovação dos adultos a cada passo”. Maria Montessori

Se gostou da postagem deixe sua avaliação, isso é muito importante para nós. Faça isso deixando um comentário ?

Curta nossa página no Facebook: @SÓESCOLA


Fonte: Site Diiirce


A Tabela Montessori: tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em que idade
3.9 (77.14%) 7 votes

60 Comments

        1. Olá, em nenhum momento foi mencionado no site que está tabela foi criada pela “Montessori” está escrito e duas partes do texto: ESTÁ TABELA FOI RETIRADA DO BLOG DA DIIIRCE …

    1. Desde pequenos meus filhos participaram das tarefas de casa…tenho uma filha e dois filhos mais novos que ela…que sabem cuidar de uma casa como uma mulher e isto não interferiu em nada na masculinidade deles q tb aprenderam tarefas ditas masculinas com o pai….minha preocupação foi educa-los p serem independentes , capacitados , solidários É poderem fazer a diferença no mundo onde tantos jovens e adolescentes não tem mais educação ética e limites na vida…td é permissivo do lado negativo sem compromisso e responsabilidade com seu próprio futuro…

      1. Excelente! Também sempre ajudei minha mãe nas tarefas domésticas (desde os 7 anos de idade) e nunca fiquei revoltado por isso. As crianças de hoje, quando não aprendem nada de bom em casa já na tenra infância (ressalvados, claro, os momentos em que ela tenha de estudar e brincar), tendem a ficar muito ociosas e com a cabeça vazia. E como já diz o ditado… “cabeça vazia é oficina…”.

    1. Se o conteúdo é alheio, qual o mal disseminar a informação?
      Ou vai dizer que nunca cometeu um plágio Helena?
      Se disse isso, terá que tirar o seu post do ar, pois o texto da sua imagem está em mais de 15 sites, sem qualquer tipo de alteração.

  1. O que achei interessante, é que muitas das atividades da tabela, em casa eu e meus irmãos executávamos; afinal, em uma família com oito filhos, a tarefas tinham que serem partilhadas por todos. Isso foi bom, com o passar do tempo, íamos assumindo tarefas totalmente diferentes. Uma vez eu troquei uma porta, retirei a velha, segui as instruções de um carpinteiro e adaptei a nova no lugar. Ajudei em reformas, cheguei com a ajuda de outro irmão a pintar a casa internamente . .

    1. Ter um pênis não impede você de lavar a louça ou passar pano na casa. Cuidar da casa em que você mora é do interesse de todos, homens e mulheres. Mulheres não são empregadas de seus parceiros, e nos não deveríamos ensinar isso as nossas crianças.

        1. Isso é ridículo, tanto o pensamento machista ou mesmo o feminista… O indivíduo deve aprender a ser autossuficiente, a não depender de mais ninguém, assim resolvendo ficar junto de alguém (tanto para os homens quanto para as mulheres) será para dividir a vida e multiplicar as conquistas como parceiros, contribuindo um para com o outro.

      1. Exatamente! Temos que acabar com essa coisa de que serviço de casa e obrigação das mulheres. Uma casa é uma comunidade. Todos devem colaborar para viver em harmonia e.nao deixar apenas a mulher responsável por isso.

    2. Entendi o que a Ludmilia falou com bom humor…rsrs até porque foi uma mulher que escreveu e com risadas …mas concordo com os comentários de Natalia, Keite e etc….

  2. Socializar e se apropriar dos conceitos Montessori é um caminha que devemos buscar. Estou estudando e crescer minha admiração pelas ideias propostas. Peço permissão para compartilhar a tabela. Obrigada ??

  3. Já conhecia o método,pena que as escolas que aplicam ele são caríssimas….Crio uma neta com 17 anos com dislexia severa ,descalculia severa,dislalia e síndrome de Irlem…..Acho que se estivesse estudando através deste método já teríamos conseguido que ele fosse alfabetizada…..

  4. ÓTIMOS ESCLARECIMENTOS Sobre A perspectiva pedagógica de Maria Montessori.
    Não conhecia, mas achei interessante e acredito que muitos pais precisam conhecer, como forma de ajudar na educação dos filhos.

  5. Amei tudo, gostaria de mais exercício para poder passa pro meu filho… gente vamos parar de ser machista achar que nessa tabela só é serviços pra meninas… mundo atual… não tem nada haver um rapaz lavar uma roupa,uma louça, limpar um chão…aprende é ser um grande homem na vida responsável e que futuramente ajudar a sua família quando crescer…?

  6. Sempre apreciei o método, só não utilizei por receio, da interrupção quando fosse cursar séries maiores. Mas acho interessante se por em pratica muitos dos ensinamentos.

  7. Achei bem interessante a tabela, principalmente “separar as contas a pagar”, “cuidar dos irmãos mais novos”, “fazer lista de mercado”.
    Fiquei só me perguntando, se uma criança/adolescente seguir toda essa tabela, em todas as idades mencionadas, o que os pais fazem?!

  8. Achei muito interessante estes encinamento, tenho netos nestas idade as vezes nao sabemos como lidar com algumas situações e quais as tarefas que podemos passar p eles

  9. Gostei. Mas acho importante enfatizar que todas essas coisa, que naturalmente ja são feitas pelos adultos, devam também ser executadas tanto pela mãe quanto pelo pai. A criança precisa sempre ver que TODOS que moram em uma casa ajudam nas funções domésticas.

  10. Não concordei com tudo pelo fato da idade. Achei que tem muitas tarefas que a criança ainda é muito nova para certas tarefas… Mais minha filha está com 1 ano e 11 meses e já faz coisas q está na tabela de 3 a 4 anos rsrsrsrsrsrs…

    1. Olá, em nenhum momento foi mencionado no site que está tabela foi criada pela “Montessori” está escrito e duas partes do texto: ESTÁ TABELA FOI RETIRADA DO BLOG DA DIIIRCE …

  11. Muito bom,sempre fiz as coisas em casa e minha filha mais velha sem eu saber dessa tabela ja me ajudava.Se todos fizessem isso esses adolescentes de hoje dariam mais valor as coisas e a si mesmos.

  12. Muito bom texto. E a tabela com certeza auxilia bastante. Óbvio que é para meninos e meninas, pensar e ficar nessa discussão medieval mantém nosso país onde está, ATRASADO!
    Quanto a autoria nesse fogo das vaidades, quem poderia “exigir” autoria não está mais aqui – Maria Montessori. rs Mas acredito que mesmo ela se inspirou em outros. Menos vaidade, mais humildade e grandes contribuições para um mundo melhor. Borá lá evoluir! 😉

    1. Qual o prazer que você sente em não ter um argumento bacana para acrescentar ou ser educada em seu feedback ao site? Não é feio escrever errado, todos nós derrapamos em algum momento, nossa língua é complexa, feio é corrigir como fez. Talvez seja o momento Viviane de você refletir sobre o seu comentário e leia sobre falácia do hater, falsa analogia, generalização inadequada e etc. Muda o discurso do “é por isso que o Brasil está assim” #desabafo

    2. O certo seria “Por este e outros motivos o Brasil não vai pra frente!” ou
      “É por este e outros motivos que o Brasil não vai pra frente!”

  13. Antes de falarem, peguem os livros, façam um estudo sobre a autora da Teoria Montessori, depois debatam educadamente, façam uma mesa de discussão e avaliem os prós e contras da teoria, sejam educadores e não meros…

  14. Excelente texto ou artigo,como é de suma importância termos propriedade baseados em estudos sobre idade certa de cada criança para a realização das atividades realizadas no lar!

  15. Fazer a criança se sentir valorizada, útil, amada são pilares que promovem sua autoestima, facilitando seu aprendizado e sua convivência com os seus semelhantes. Maria Montessori revolucionou os métodos de educação de sua época e podemos dizer que eles podem ser aproveitados ainda hoje, desde que se contextualize a realidade do século XXI.

  16. Gostei muita da Tabela Montessori, pra reunião de Pais então , é perfeita!……Criando seres colaboradores e responsáveis…amei….. cidadãos de um mundo sustentável, que tem empatia pelo outro…..

  17. Não sabia que dar espaço antes da pontuação é a forma correta de escrever um comentário.
    Eu me divirto!
    Falando da publicação achei ótima, não importa quem escreveu A ou B o que importa é o que podemos aproveitar disso tudo.

  18. Que absurdo!!!! Criança pode trabalhar então?! Vejam o último quadro: diarista, babá, jardineiro, cozinheiro, financeiro.. então pq não regulamentar com menor carga horária e remunerar? Contradições, são contradições!

  19. Sou solteiro hoje, já fui casado e pai de 3 filhos e também avô de dois meninos. Sou o mais velho de seis irmãos homens.
    Hoje moro sozinho e por ter aprendido muito pequeno a cuidar da casa, sou capaz de me virar sozinho e muito bem, diga-se de passagem. Cuido de minha casa, minhas roupas e sou ótimo cozinheiro, a cozinha é o cômodo da casa que mais me alegra.
    Eduquei meus filhos para que fossem capazes de ajudar nas tarefas domésticas, independente do sexo, mas pensando na sua independência, no seu sendo crítico e na valorização das pessoas. Acreditar que crianças não são capazes de ajudar e de aprender com essas tarefas é criar crianças que não valorizam o trabalho dos pais, não são auto suficientes e ainda preguiçosas, além de “folgados”. Não existe espaço para discussão sobre sexo, todos têm obrigações e oque aprender com as tarefas domésticas.

  20. Gostei muito da tabela pois ela vale como um direcionamento mormente para as meninas. Em relação a meninos, embora possa parecer machista, ressalto que assim como a mãe é referencia para a menina o Pai é a referencia do menino. Então desde cedo, sem prejuízo de alguns afazeres da tabela, os meninos tem que assimilar os afazeres de seu genitor. É inadmissível meninos que não se interessam na defesa de suas irmãs, que não consertam nada em casa, não sabem capinar um pequeno quintal, não tem disposição de lavar um carro, não apertam um parafuso, não enfrentam uma barata, não conhecem um alicate, martelo, serrote etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *